Esse é o Guangzhou Football Club, que até pouco tempo atrás se chamava Guangzhou Evergrande Taobao Football Club. É um clube de futebol da cidade de Guangzhou, na China, e foi por mais de dez anos o clube de futebol chinês de maior destaque.
A equipe foi fundada em 1954, mas sofreu algumas alterações de nome até chegar ao atual, que se refere ao nome da cidade e a proprietária do time, a Evergrande Real Estate Group.
Venceu por duas vezes a Liga dos Campeões da Ásia, em 2013 e 2015 e tem 8 títulos da Liga Chinesa de Futebol, todos consecutivos: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019.
Foi a primeira grande equipa milionária do futebol chinês e dominou por completo o futebol chinês, sendo um dos clubes chineses que mais investiam no futebol e já contou com jogadores como Paulinho, Talisca, Ricardo Goulart, Dario Conca, Lucas Barrios e outros em seu elenco, porém no final de 2022 caiu para a segunda divisão, ao ser goleado pelo Changchun Yatai.
O declínio começou no final de 2021, quando a equipa perdeu o seu principal patrocinador, a empresa Evergrande, que esteve à beira da falência no ano passado, mas conseguiu evitar a bancarrota. A gigante do mercado imobiliário, contudo, devido à crise, suspendeu todos os apoios ao clube, que, sem a grana pingando todo mês, passou a chamar-se Guangzhou FC.
A Liga chinesa, que até 2021 era um verdadeiro paraíso para nomes medianos do futebol internacional, recentemente implantou várias medidas para contenção de gastos, entre as quais um teto salarial para jogadores estrangeiros, regra que afastou os grandes nomes do país e deixou o futebol chinês praticamente sem projeção internacional.
Com a falta de recursos e a recente queda à segundona, o futuro do clube parece incerto.
Por aqui nossa versão foi feita por encomenda com arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário