Esse é o Liverpool Football Club, um clube de futebol profissional com sede em Liverpool, Inglaterra. O clube disputa a Premier League, a primeira divisão do futebol inglês. O lema e hino do clube é a canção "You'll Never Walk Alone" ("Você jamais caminhará sozinho", em tradução livre).
Fundado em 1892 quando um empresário local comprou o estádio Anfield e propôs um aumento do aluguel do estádio ao Everton, que jogava em Anfield há sete anos. O Everton não aceitou o aumento e se mudou para um novo estádio, o Goodison Park. Revoltado com a atitude dos dirigentes do Everton, o empresário fundou um novo clube para jogar no Anfield. O nome original do clube seria Everton Football Club, Athletic Grounds ou Everton Athletic, mas foi mudado para Liverpool Football Club porque FA recusou-se a reconhecer a equipe com o nome de Everton.
Os Reds ingressaram na Football League no ano seguinte e desde então atuam no mesmo estádio, porém hoje de sua propriedade. Em 1964, a equipe mudou seu uniforme de camisas vermelhas e calções brancos para um uniforme todo vermelho que tem sido usada desde então.
O período mais glorioso de sua história foi entre as décadas de 1970 e 1980, quando Bill Shankly, Bob Paisley, Joe Fagan e Kenny Dalglish, lideraram o Liverpool a onze títulos nacionais e sete troféus europeus.
Os torcedores do clube estiveram envolvidos em duas grandes tragédias. A Tragédia de Heysel, durante a final da Liga dos Campeões da UEFA de 1985, em Bruxelas. Torcedores em fuga devido a acidentes causados por hooligans ingleses foram pressionados contra uma parede que desabou, resultando em 39 mortes, sendo a maior parte de torcedores italianos da Juventus. O Liverpool foi banido das competições europeias por seis anos, e todos os outros clubes ingleses foram banidos por cinco anos. Em 1989, quatro anos depois, ocorreu o Desastre de Hillsborough em Sheffield, durante o jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, válido pelas semifinais da Copa da Inglaterra. Foi o maior desastre do futebol inglês e um dos maiores do mundo. Durante o incidente, 95 torcedores do Liverpool morreram pisoteados e outros 766 ficaram feridos. As investigações apontaram que a tragédia não foi causada por ação violenta por parte dos torcedores, mas sim pela superlotação do estádio, bem como o seu péssimo estado de conservação, que não cumpria as normas mínimas de segurança.
Atualmente é uma das equipes mais vitoriosas da Inglaterra e da Europa, tendo conquistado uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA, seis Ligas dos Campeões da UEFA, três Ligas Europa da UEFA, quatro Supercopas da UEFA, 19 Campeonatos Ingleses, oito Copas da Inglaterra, nove Copas da Liga Inglesa e 16 Supercopas da Inglaterra.
Falando de sua história mais recente, na temporada 2004-05, os Reds disputaram uma lendária final de Champions League contra o Milan na partida ficou conhecida mundialmente como O Milagre de Istambul, e que muitos consideram a melhor partida da Liga dos Campeões de todos os tempos. Neste jogo, os Reds conseguiram a proeza de levar o jogo para a decisão por pênaltis após terminar o primeiro tempo perdendo por 3-0, com grande atuação do capitão Steven Gerrard, eleito o melhor jogador da UEFA no mesmo ano. Nos pênaltis prevaleceu a estrela do goleiro polonês Jerzy Dudek, que defendeu duas cobranças, deixando o placar em 3-2 e dando o quinto troféu da Liga dos Campeões ao Liverpool no Olímpico Atenas.
Na temporada que sucedeu a quinta conquista da Champions, o Liverpool se sagra como campeão da Copa da Inglaterra e vice-campeão da Premier League.
Em 2007, esteve próximo de seu sexto título de Liga dos Campeões, mas desta vez perdeu a final justamente para o Milan, de quem havia arrancado o título há dois anos. Em 2007-08 foi outra vez vice-campeão da Premier League perdendo o título para o Manchester United.
Nessa mesma temporada chegou às semifinais da Liga dos Campeões, sendo eliminado pelo Chelsea que estava com o Liverpool "engasgado" depois de ter sido eliminado pelos "Reds" nas semifinais da Liga dos Campeões em 2005 e 2007. Em 2008-09 caiu mais uma vez para o Chelsea nas quartas de final da Champions League em um duelo histórico com placar agregado de 5x4 a favor dos Blues. Nessa época, a rivalidade do Liverpool de Steven Gerard e o Chelsea de Frank Lampard era muito forte e muito legal de acompanhar. Quem viu, viu.
Na temporada 2017-18 o clube conseguiu uma vaga para os play-off da Liga dos Campeões terminar em 4º na Premier League, já nessa fase derrotou o Hoffenheim no placar agregado de 6-3 consolidando a vaga na fase de grupos que continha Sevilla, Spartak Moscou e o Maribor, esses dois últimos respectivamente goleadas por 7-0, acabou se classificando em primeiro nesta chave, o clube contou já com o final da fase de grupos com a perda do meia Philippe Coutinho para o Barcelona, nas oitavas de final surpreendeu ao golear por 5-0 o Porto em pleno Estádio do Dragão com 3 gols do senegalês Sadio Mané garantindo a vaga com um empate por 0-0 em suas dependências, já nas quartas de final houve um clássico inglês com o Manchester City, no primeiro jogo uma ótima atuação do Liverpool aplicando 3-0 em Anfield Road e na outra partida garantindo a classificação com uma vitória por 2-1 de virada no Etihad Stadium, nas semifinais confronto com a Roma e o reencontro de Mohamed Salah com seu ex-clube, o jogador egípcio acabou marcando dois gols na vitória por 5-2 em casa, na volta vitória dos italianos por 4-2 mas não o suficiente para se classificarem. No dia 26 de maio a grande final contra o Real Madrid no Olímpico de Kiev e derrota com falhas do goleiro alemão Loris Karius nos gols de Benzema e Gareth Bale culminando com o vice-campeonato do clube inglês e do 13º titulo de Champions dos espanhóis.
Na temporada 2018-19, o Liverpool após uma fase de grupos difícil onde enfrentou PSG, Napoli e Estrela Vermelha se classificando com 9 pontos, fez uma ótima campanha no mata-mata com direito a uma virada histórica sobre o Barcelona (após perder no jogo de ida da semifinal por 3x0 no Camp Nou, conseguiu reverter o placar em Anfield com uma goleada de 4x0), o que garantiu retorno às finais da Liga dos Campeões. Por 2-0, com gols de Salah e Origi, conquistaram a sexta taça sobre os Spurs. Na Premier League, foi vice-campeão, após uma disputa acirrada com o Manchester City, somou 97 pontos contra 98 do rival.
A temporada 2019-20 ficou marcada pela conquista da Premier League que pôs fim a um longo jejum. O Liverpool não era campeão inglês desde 1990 e voltou então a erguer o troféu nacional após 30 anos de uma longa espera. A campanha do Liverpool também foi histórica. Ao longo de todo o 1° turno, os Reds permaneceram invictos com um retrospecto que jamais havia sido visto: 18 vitórias e 1 empate. O clube permaneceu ainda invicto durante até a 27° rodada quando sofreu um inesperado 3-0 diante do rebaixado Watford. O Liverpool encerrou a Premier League 2019-20 com 99 pontos e a seguinte campanha: 32 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.
Nossa versão foi feita em lentes de 45mm com arte própria baseada no time de 2018/19, quando chegaram na final da Champions League e perderam para o Real Madrid. Montado logo após aquela partida final, como eu poderia imaginar que eles seriam campeões europeus na próxima temporada?
Comentários
Postar um comentário