ZENIT, DA RÚSSIA

Esse é o FC Zenit São Petersburgo,uma equipe de futebol russa da cidade de São Petersburgo. Tem a maior torcida da Rússia, conquistada após seu recente sucesso, espalhada por todo o país, e atualmente é considerada a equipe russa favorita no cenário europeu. Tem como arquirrival o Spartak, da capital Moscou. 

A história do Zenit tem início na usina siderúrgica de Leningrado. Em 1925, uma equipe de atletas foi organizada na fábrica, que levava o nome de Stalinets, em homenagem ao então líder da União Soviética, Joseph Stalin. Na época, os Stalinets disputavam o campeonato de Leningrado, em uma época em que os torneios eram divididos por cidades da URSS. Somente em 1936, quando ocorreu o primeiro Campeonato Soviético de Futebol  foi possível uma competição a nível nacional. 

A partir da década de 1940, a usina siderúrgica de Leningrado foi desativada pelo ministério de armamentos, e o antigo Stalinets tornou-se de propriedade da LOMO — União de Óptica Mecânica de Leningrado. Com o início da Segunda Guerra Mundial e com o cerco à Leningrado, muitos dos atletas do Zenit foram evacuados para a cidade de Cazã, no Tatarstão. Outros permaneceram na cidade e lutaram contra os exércitos de Hitler. Os irmãos Evgeni e Valentin Shelagin, Samuel Kozinets, Boris Ivin, entre outros, não sobreviveram à guerra.

Apenas na primavera de 1944, agora com o nome de Zenit, o clube voltou à cidade natal, onde venceu seu primeiro grande torneio, a Copa da URSS daquele ano, derrotando o lendário Spartak Moscou e o fortíssimo CDKA (atual CSKA) na final. 

Nos anos seguintes o Zenit não foi capaz de manter o ritmo, e derrota após derrota, foi discutido até mesmo o fim da equipe. Em 1967, o Zenit terminou o campeonato soviético em último lugar, mas não foi rebaixado, pois naquele ano se comemorava os 50 anos da Revolução de Outubro, ocorrida na antiga capital russa de São Petersburgo, cuja única equipe profissional era o Zenit. As autoridades soviéticas não acharam conveniente rebaixar a equipe da cidade em meio às comemorações, e o rebaixamento foi ignorado.

A década de 1970 foi de ainda mais sofrimento para o Zenit, que em meio a trocas de vários treinadores e a esperança dos torcedores, não via qualquer vitória. No final dos anos 1970, o treinador Iuri Morozov iniciou um novo projeto esportivo para o clube, baseado na filosofia de Zharkov, para dar mais possibilidades a uma nova geração de jogadores em Leningrado. Apesar de ter sido criticado por boa parte de sua equipe, por conta dos maus resultados conquistados por Zharkov, o projeto ultrapassou as expectativas, ficando o Zenit em terceiro lugar no campeonato, pela primeira vez em sua história.

Em 1984, o Zenit perdeu a Copa da URSS para o Dínamo de Moscou, mas a experiência aproximou ainda mais a equipe. Após crescer no campeonato e se manter na primeira colocação, o Zenit se tornaria o campeão da União Soviética de 1984, título que seria o único na história do clube, e que levaria quatro jogadores do Zenit à Seleção Soviética. Nessa época era a equipe que tinha como base os operários da indústria de armamentos soviética.

Com o término do regime socialista na URSS, em meados da década de 1980, o Zenit tornou-se uma instituição independente, e deixou de ser mantida pela estatal LOMO. A situação não ajudou e o Zenit foi rebaixado para a divisão inferior no mesmo ano. Em 1991, com a desintegração da União Soviética e a separação da Rússia das demais repúblicas que formavam o antigo país, o Zenit ingressou na divisão principal do recém-criado Campeonato Russo de Futebol. No mesmo ano, a cidade de Leningrado foi rebatizada com o antigo nome que tinha antes da revolução — São Petersburgo. O Zenit, como esperado, também mudou de nome, passando a se chamar Zenit São Petersburgo. 

Apesar da chance que o clube teve de permanecer na liga principal por influências políticas, o Zenit novamente foi rebaixado, e passou três anos na divisão secundária do campeonato. Durante esse período, o clube foi reorganizado, e tornou-se uma verdadeira companhia. Em 1998 voltou à liga principal mantendo se lá desde então. Com criatividade, e a liderança de vários jogadores estrangeiros, vindos da Ucrânia, Bielorrússia, Armênia e Moldávia, e com um futebol baseado na disciplina e defesa sólida, o Zenit foi capaz de se manter efetivamente na liga, vencendo, em 1999, a Copa da Rússia. Em 2003, pela primeira vez, o Zenit conquistou o vice-campeonato russo.

Em 2006, o holandês Dick Advocaat tornou-se o técnico da equipe e no ano seguinte, o Zenit, pela primeira vez, se tornaria campeão russo. Em 2008, o Zenit conquistou a Copa da UEFA de 2007-08 e se igualou o CSKA Moscou, como as únicas equipes russas a terem conquistado um troféu europeu. No mesmo ano, tornou-se o primeiro clube russo campeão da Supercopa Europeia, vencendo o inglês Manchester United. O Zenit seria a base da Seleção Russa para a Eurocopa de 2008. Em 2010, sob o comando de Luciano Spalletti, o Zenit conquistou sua segunda Copa da Rússia e o bicampeonato russo, e em 2012 o tricampeonato.

Representante da segunda cidade mais importante da Rússia, é atualmente o clube mais rico do país, graças ao patrocínio da Gazprom, maior empresa gasística do mundo, da qual Dmitriy Medvedev, ex-presidente e reconhecido torcedor do Zenit, é diretor do conselho de vigilância.

Seus principais títulos são o campeonato soviético de 1984, os oito títulos de campeão russo e a Copa da UEFA de 2007-08.

Nossa versão foi montada com arte própria sob lentes de 45mm. Os outros clubes russos da coleção são Arsenal, CSKA, Locomotiv e Spartak.

Comentários