WREXHAM FC, DO PAÍS DE GALES

Esse é o Wrexham Football Club, um clube de futebol da cidade de Wrexham, no País de Gales. O time irá participar da da EFL League Two na próxima temporada, a 4ª divisão do sistema de futebol inglês, e ganhou fama mundial após sua aquisição pelos atores Rob McElhenney e Ryan Reynolds e a série televisiva.

É o clube de futebol mais antigo do País de Gales e o terceiro mais antigo do mundo ainda em atividade. Foi criado em outubro de 1864 por membros do Clube de Críquete de Wrexham que queriam uma atividade esportiva para os meses de inverno.

Inicialmente, há mais de 150 anos atrás, o clube participou apenas de competições amistosas, ingressando pela primeira vez na liga inglesa em 1890. Eles conquistaram quatro títulos combinados e dois títulos da Liga Sênior de Gales. Após inúmeros rebaixamentos e promoções, alcançaram a Segunda Divisão do futebol inglês pela primeira vez, depois de conquistar o título da Terceira Divisão na temporada de 1977–78. Após o sucesso na temporada de 1978, o clube sofreu com dois rebaixamentos sucessivos, e, com isso, voltou a disputar a Quarta Divisão em 1983, ficando até a temporada de 1992–93, quando conseguiram subir novamente de divisão. Após diversos problemas, foram rebaixados novamente em 2002, vindo a subir novamente na temporada seguinte. No novo século, o clube enfrentou crises financeiras e insucesso no futebol, tendo sua existência ameaçada. 

Na temporada de 2020–21, devido à falta de receita devido a restrições de COVID-19 e a dificuldade de atrair investimentos, o Wrexham teve sérios problemas para pagar salários e contas, e houve preocupações sobre sua sobrevivência. Por ser um motivo de orgulho da cidade de 61 mil habitantes, o clube resistiu durante alguns meses sem jogos por causa do apoio da população. Os moradores se juntaram e fizeram uma vaquinha para manter o Wrexham em funcionamento — mas não era o bastante. Esse foi um dos motivos de a proposta de compra do clube pelos atores Rob McElhenney e Ryan Reynolds ter sido tão bem aceita por torcedores, aprovada por mais de 98% do conselho do clube. A aquisição pelos dois famosos salvou o clube e trouxe recursos financeiros para serem investidos no time e em sua infraestrutura. Desde então, o clube experimentou aumento de sua torcida ao redor do mundo, além de ter melhorado sua situação financeira.

Segundo uma matéria da ESPN, tudo começou nos sets de Mythic Quest, uma série de comédia que tinha entre os criadores Rob McElhenney e um dos escritores era britânico e torcedor fanático do Liverpool. McElhenney foi se interessando no futebol e acabou aprendendo e se apaixonando pelo esporte. A partir disso, o ator teve a grande ideia de comprar um clube. Ele mergulhou nas pesquisas até encontrar o Wrexham, que tinha a incrível média de 4500 torcedores por partida, mesmo jogando a quinta divisão inglesa. Após decidir que o time escolhido era os Red Dragons, McElhenney entrou em contato com Ryan Reynolds e apresentou um projeto para os dois entrarem como compradores. A ideia foi bem aceita por Reynolds, que aceitou o desafio e se juntou a McElhenney. A dupla apresentou uma grande proposta e compraram o Wrexham em novembro de 2020, tomando posse das atividades do clube de forma completa em fevereiro de 2021.

Ao assumirem a gestão do clube, os astros deixam claro que o foco deles, por mais que também seja um negócio, seria impactar de forma positiva a comunidade da cidade. Assim, os novos donos investiram em contratações, em melhorias de infraestrutura e até mesmo na produção de uma série com bastidores do clube. O resultado foi um "boom" de popularidade e o aumento nas receitas. Em 2021/22, a primeira temporada completa após a compra, o clube registrou um faturamento recorde de quase £ 6 milhões (cerca de R$ 37 milhões). O valor representa um aumento 404% em relação ao ano anterior, que havia sido de £ 1,478 milhão.

Ainda na temporada 2021–22, o Wrexham terminou em 2º colocado na primeira fase, mas perdeu a semifinal do play-off por 5–4 para o Grimsby Town nos pênaltis. A equipe também chegou à final do FA Trophy perdendo por 1–0 para Bromley. Após a aquisição, uma série documental chamada Welcome to Wrexham foi anunciada pela FX. 

A série estreou em agosto de 2022 no FX on Hulu nos EUA, seguida de um lançamento em Disney + no Reino Unido e na Irlanda. Na América Latina, a série foi lançada na plataforma Star+. Mostrando os eventos do clube de futebol galês contados pelos proprietários do clube, a série segue a jornada dos dois empresários como proprietários do clube e seus esforços para revitalizar o time e a cidade de Wrexham e também aborda desafios e questões enfrentados pelos novos proprietários, incluindo o gerenciamento de uma equipe de futebol, a promoção do clube e a integração com a comunidade local. A série foi elogiada por sua abordagem engraçada e autêntica da cultura do futebol e causou uma explosão de popularidade e receitas para o clube.

Durante a temporada 2022–23, o Wrexham avançou para a 4ª rodada da FA Cup, se tornando a primeira equipe participante da quinta divisão inglesa a conseguir este feito. Os Red Dragons acabaram eliminados pelo Sheffield United na partida de volta por 3–1. Na National League, o Wrexham rivalizou com o Notts County na disputa pela liderança da liga, ambos ultrapassando os 100 pontos, algo inédito nesta competição. No jogo do volta entre as duas equipes, o Wrexham saiu vitorioso após uma acirrada partida finalizada em 3–2, conquistando uma importante vantagem de 3 pontos sobre o rival na reta final do campeonato, e ainda, com um jogo a menos. No dia 22 de abril de 2023, o Wrexham assegurou, com uma rodada de antecedência, o título da National League, vencendo o Boreham Wood em casa por 3–1, com o gramado do Racecourse Ground tomado pelos torcedores após o apito final. Com a conquista da liga, o clube garantiu a promoção para a Football League Two, a quarta divisão inglesa, o retorno do clube à uma liga profissional de futebol após 15 anos.

Nossa versão foi montada com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários