Esse é o Al Hilal Al Saudi Club, o clube de futebol mais popular da Arábia Saudita, considerado como o "Clube dos príncipes". Seu nome significa "Lua Crescente".
Fundado em 1957, é uma das quatro equipes que participaram de todas as edições da Campeonato Saudita de Futebol desde a sua criação em 1976. Com sede na cidade de Riyadh, , é o clube de maior torcida do país.
Venceu 56 títulos oficiais no cenário nacional e internacional, mais do que qualquer outro clube saudita. Nas competições nacionais, foram 44 troféus: um recorde de 14 títulos da Liga Profissional, um recorde de 13 títulos da Copa da Coroa do Príncipe, um recorde de 7 títulos da Federação, 8 títulos da Copa do Rei, 1 título da Supercopa e o vencedor do título da Saudi Funder's Cup (um torneio de futebol centenário realizado a cada 100 anos).
A nível internacional, Al-Hilal tem um recorde de 6 troféus continentais, sendo três deles da Liga dos Campeões da AFC em 1991, 2000 e 2019.
O Al-Hilal tem uma longa rivalidade com Al-Ittihad. Desde o início da competição nacional, os clubes foram vistos como representantes de duas cidades rivais: Riyad e Jeddah. Os jogos entre os dois são frequentemente chamados de "El Clasico". Após o sucesso de Al Hilal na Ásia, quando ganharam duas Champions nos anos 1991 e 1999-2000, Al Ittihad venceu a Liga dos Campeões da AFC duas vezes seguidas, em 2004 e 2005. Al-Hilal ganhou o clasico 67 vezes, enquanto Al-Ittihad ganhou 54 vezes e 37 vezes empataram.
Outra rivalidade é com os vizinhos Al-Nassr, chamado Riyadh's Derby. Eles se enfrentaram 154 vezes, Al-Hilal ganhou 61 vezes e perdeu 50 vezes, enquanto 43 uma vezes terminaram em um empate.
Muitos jogadores famosos passaram pelo clube. Rivelino, Giovanni, Samaras, Wilhelmsson e Segundo Castillo foram alguns deles. Entre os treinadores, alguns dos mais famosos foram Zagallo, Candinho, Joel Santana, Sebastião Lazaroni, Toninho Cerezo e Jorge Jesus.
Time montado em lentes de 45mm e numeração baseada na sua última participação do Campeonato Mundial Inter-Clubes da FIFA.
Comentários
Postar um comentário