MAZEMBE, DO CONGO, DE NOVA ROUPA VELHA


Esse é o verdadeiro "Todo Poderoso", o Tout Puissant Mazembe, da República Democrática do Congo. O time ficou famoso aqui no Brasil depois do fiasco do Inter de Porto Alegre no mundial de clubes de 2010.

Seu nome significa Todo Poderoso Mazembe, em francês. O clube foi fundado em 1939 por monges beneditinos para diversificar as atividades de estudo daqueles que se dedicavam ao sacerdócio, de início adotando o nome de São Jorge, padroeiro da tropa.

Foi campeão do Congo por 17 vezes, incluindo a última edição e venceu a Copa Africana dos Campeões em 1967, 1968, 2009 e 2010. No Mundial de Clubes da FIFA 2010 o clube surpreendeu o favorito Pachuca e ganhou por 1 a 0, ficando com o direito de disputar as semi-finais com o Internacional[1]. Em seguida, nas semifinais, eliminou o Internacional de Porto Alegre pelo placar de 2 a 0, sendo o primeiro time de fora da Europa e América do Sul a disputar a final do Mundial de Clubes[2]. Na final do campeonato o clube africano enfrentou a Inter de Milão, então campeã da Champions League, e não resistiu à forte pressão exercida pela marcação do clube italiano, perdendo pelo placar de 3 a 0, pondo fim a sua trajetória épica.

Time montado em lentes de 45mm e numeração baseada na sua última participação do Campeonato Mundial Inter-Clubes da FIFA.

Comentários