O Raja Club Athletic é um clube de futebol sediado em Casablanca, maior cidade do Marrocos. O clube mantém muitas rivalidades de longa data, principalmente no Casablanca Derby com o Wydad AC e no clássico com o time da capital AS FAR.
Foi fundado em 1949 pela resistência marroquina formada por intelectuais, sindicalistas e combatentes da que se encontravam frequentemente em um café chamado Al Watan (O País, em inglês), propriedade na época de Hmidou El Watani, em Derb Sultan.
A proibição de confiar a presidência do clube a um marroquino foi contornada ao deixar a presidência por seis meses para um muçulmano de origem argelina que tinha a nacionalidade francesa. As autoridades francesas são, portanto, forçadas a aceitar isso. Depois de várias tentativas de encontrar um nome para o clube, um empate entre os nomes de Raja e Fath, permitiu que o nome Raja, escolhido três vezes consecutivas, fosse escolhido.
Raja se estabeleceu como uma grande força no futebol marroquino e africano durante a década de 1990, vencendo três Liga dos Campeões da CAF. Este sucesso foi replicado no campeonato, que o clube conquistou sete vezes em dez anos, incluindo seis consecutivas entre 1995 e 2001. Esta equipe, que incluiu alguns ícones do clube como Mustapha Moustawdaa, Mustapha Chadili, Salaheddine Bassir e Abdellatif Jrindou, é considerado por alguns como o maior time africano da década de 90. Lenda do clube e da seleção marroquina, Abdelmajid Dolmy detém o recorde de mais jogos pelo clube.
No futebol nacional, o clube conquistou 20 troféus; 12 títulos do Botola, 8 da Copa do Trono de Marrocos. Nas competições internacionais, o Raja conquistou 9 troféus; 3 títulos da Liga dos Campeões da CAF, duas da Copa das Confederações da CAF, duas da Supercopa da CAF e 1 da Copa da CAF. No futebol internacional, é a única seleção africana, com o TP Mazembe, a chegar à final do Mundial de Clubes da FIFA em 2013 quando as Águias Verdes enfrentaram o Bayern de Munique.
Em 2000, o Raja foi classificado pela CAF no 3º lugar dos melhores clubes africanos do século XX, depois de Al Ahly SC e Zamalek SC. O Raja é também, com 18 troféus oficiais, o clube marroquino mais vitorioso do século XXI, e é o 4º clube mais coroado de África com 9 títulos em competições oficiais.
Atualmente é um dos clubes de maior torcida na África. No Marrocos, é um dos dois membros fundadores do Botola que nunca foi rebaixado da primeira divisão marroquina desde sua estreia em 1956, junto com o Wydad AC. O clube ficou conhecido no Brasil por ter eliminado o Atlético Mineiro na semifinal do Mundial Inter-Clubes da FIFA de 2013, pelo placar de 3 a 1, na qual sacramentou a eliminação de equipe brasileira.
Time montado em lentes de 45mm e numeração baseada na sua última participação do Campeonato Mundial Inter-Clubes da FIFA.
Comentários
Postar um comentário