SELEÇÃO DA TURQUIA

Essa é a seleção turca de futebol, que representa a Turquia nas competições de futebol da FIFA e da UEFA e é controlada pela Federação Turca de Futebol.

Os turcos disputaram apenas duas copas do mundo em sua história, em 1954, quando caiu na primeira fase, e em 2002, quando surpreenderam a todos e chegaram ao terceiro lugar. Nesta copa a Turquia perdeu sua primeira partida para o Brasil por 2x1 com um gol de pênalti roubado no final do jogo. Depois trilhou seu caminho com grandes desempenhos, eliminando nas quartas o Senegal, a seleção sensação daquela copa, e o Japão, um dos anfitriões nas quartas de final, até enfrentar novamente o Brasil na semifinal, quando perdeu por 1x0 com gol de Ronaldo.

Com isso, a seleção turca disputou o terceiro lugar com os outros anfitriões do torneio, a Coreia do Sul. Em um jogo emocionante, marcado pelo gol mais rápido já feito em qualquer Copa do Mundo - aos 11 segundos de partida, por Hakan Şükür, a Turquia conquistou o terceiro lugar ao vencer o confronto pelo placar de 3 a 2.

Nesta competição figuraram na seleção turca jogadores vindos da comunidade turca na Alemanha: Yıldıray Baştürk (que nunca jogou em clubes turcos), Tayfur Havutçu, İlhan Mansız e Ümit Davala.

Depois disso a seleção ainda conquistou um quarto lugar na Eurocopa de 2008, mas nunca mais conseguiu voltar a disputar uma Copa do Mundo. Suas duas únicas conquistas foram dois títulos no Campeonato Europeu Sub-17 de  1994 e 2005. 

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte própria baseada na seleção turca de 2002.

Comentários