1.FC KÖLN, DA ALEMANHA, DE ROUPA NOVA

Esse é o 1.FC Köln, mais conhecido por aqui como Colônia, da Alemanha. Um dos maiores vencedores alemães no início da Bundesliga, seu maior rival é o Borussia Mönchengladbach, agremiação da mesma região, com quem disputa um dos maiores clássicos da Alemanha – o Rheinderby, ou Derby do Rio Reno.

O clube foi fundado em 13 de fevereiro de 1948 por fusão dos clubes de futebol Köln BC 01 e SpVgg Sülz 07. Até a Segunda Guerra Mundial, havia vários clubes de futebol de força aproximadamente igual em Colônia, como o VFL Cologne 1899 e o VFR Cologne 04 RRH. (que mais tarde se tornou FC Viktoria Köln), SpVgg Sülz 07 e Cologne BC 01. Estes clubes eram principalmente clubes de distrito. Ninguém era forte o suficiente para prevalecer permanentemente contra os grandes clubes da região do Ruhr ou do sul da Alemanha. 

Membro fundador da Bundesliga e seu primeiro campeão, em 1963-64, se manteve por 35 anos ininterruptos na mais alta liga alemã, quando foi rebaixado pela primeira vez. O 1. FC Köln ocupa o oitavo lugar na tabela histórica de pontos da Bundesliga e o terceiro lugar na tabela histórica da Oberliga West, a divisão mais alta dos clubes da Alemanha Ocidental antes da introdução da Bundesliga.

Desde 1950 um dos símbolos do clube é um bode chamado de Hennes, referência ao treinador do clube neste ano em 1950, Hennes Weisweiler. Esse é o bode que vemos no escudo do time. O atual bode é o nono desde então, escolhido após uma votação popular na internet entre os fãs do clube, por isto mesmo, chamado de Hennes IX. Tudo começou em uma festa de carnaval em 1950 estava acontecendo um espetáculo de circo e o dono do circo resolveu dar um bode para o presidente do 1.FC Köln para fazer graça. O presidente gostou do bichinho e decidiu que o bode passaria a ser o mascote do clube.

O querido Hennes chega ao estádio em um carro personalizado, entra sempre pelo mesmo acesso com as cores do clube e vai direto para o gramado, onde é ovacionado pelo público, sendo colocado depois em local próprio no entorno do campo.

Voltando a falar da equipe, o 1.FC Köln foi campeão alemão por três vezes, sendo duas delas já na Bundesliga. Foi quatro vezes campeão da Copa da Alemanha e chegou à final da Copa da UEFA em 1986. 

Está na primeira divisão alemã desde a temporada 2019/20. Teve como seu principal jogador o atacante francês Antony Modeste, que se tornou o maior goleador da história do clube, mas foi vendido para o Borussia Dortmund em 2022. Agora a principal esperança de gols dos bodes é o centroavante sueco Sebastian Andersson, comprado do 1. FC Union Berlin.

Nossa nova versão foi mais um presente do amigo Caio, e por coincidência foi montado por um outro amigo, o Andreas, em lentes de 45mm e arte no estilo escudo e número. Veja nossa outra versão aqui.

Comentários