FORÇA E LUZ, DE NATAL - RN, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Este é o Centro Esportivo Força e Luz, um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Disputa atualmente a primeira divisão do Campeonato Potiguar. 

O Força e Luz foi fundado em 1966 na cidade de Natal-RN por esportistas funcionários da empresa Força e Luz que servia a cidade na época. De início o time adotou as cores amarelo e preto, as cores da empresa até então. Depois, já na década de 1990, adotou as cores atuais, vermelho e preto.

Em 1967, disputou seu primeiro campeonato na segunda divisão estadual, tendo conquistado o título de campeão do Torneio Início e o vice-campeonato na temporada. Em 1968, voltou a participar do campeonato e conquistou o bicampeonato do torneio Início e o título de campeão, conquistando assim o acesso para a primeira divisão do campeonato potiguar. Para este feito foi contratado uns dos destaques da Portuguesa, o goleiro Ranilson Cristino, uma das peças importantes na conquista do título que passou a ser o maior ídolo do clube, apelidado de “O Pequeno Gigante”. Participou dos campeonatos dos anos de 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, sempre em iguais condições com o ABC e América, passando a ser a terceira força do futebol potiguar na década, tomando o posto do Alecrim. Em 1975, foi campeão do Torneio Incentivo promovido pela CBD (hoje CBF) derrotando o Alecrim na final por 2 a 0. Foi campeão invicto da primeira Copa Natal de Futebol Sub-17, quando revelou o meia Matuzalém e em 1997, o vice-campeonato da categoria juniores.

Ainda em 1997 o clube deixou de participar dos campeonatos de profissionais de futebol. Retomou as atividades profissionais no ano de 2014, através de uma parceria viabilizada com o Globo FC, que cedeu atletas, comissão técnica, além da estrutura do centro de treinamento e do estádio. Esta parceria deu certo pois o clube conquistou o Campeonato Potiguar Segunda Divisão de 2014 e conseguiu o acesso à elite do futebol potiguar, sendo rebaixado novamente em 2015 e repetindo a história em 2017.

Em 2018, o Força e Luz estava muito perto de ser rebaixado mas conseguiu dar a volta por cima e fez uma boa campanha para escapar do rebaixamento. No fim do mesmo ano, o clube foi vendido para um grupo de empresários. O Time Elétrico foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato potiguar em 2019, mas conseguiu o título e consequentemente a ascensão à primeira divisão potiguar no mesmo ano. 

Em 2020, fez a melhor campanha da sua história no Campeonato Potiguar da primeira divisão, ficando em terceiro lugar na classificação geral. Desde então vem terminando o estadual nas últimas colocações, mantendo-se na primeira divisão porque não houve rebaixamento nos últimos anos. Em 2023 foi o quinto entre os seis participantes.

Feito em lentes de 42mm com arte semelhante a chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários