GUARANI, DE CAMPINAS-SP, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Guarani Futebol Clube, da cidade de Campinas-SP. Foi o segundo clube de futebol de fora das capitais estaduais a vencer uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Foi fundado em 2 de abril de 1911 e nome do clube homenageia à obra do compositor Carlos Gomes, Il Guarany. É conhecido popularmente como "Bugre" devido ao seu mascote. Seu maior rival é a Ponte Preta, também de Campinas, e a partida entre as duas equipes é conhecida como Dérbi Campineiro. Esta rivalidade é tida como a maior entre clubes de interior no Brasil.

O Bugre conquistou o Campeonato Brasileiro de 1978 com duas vitórias de 1x0 sobre o Palmeiras nas finais. Esse time revelou o jovem atacante Careca, futuro ídolo da Seleção Brasileira na década de 1980, e contava com outros grandes nomes no elenco, como Zé Carlos, Renato e Zenon, com Carlos Alberto Silva como técnico. É a maior glória do Bugre até hoje.

Com a bagunça dos regulamentos esdrúxulos da época, pouco tempo depois de ser campeão brasileiro o Gruarani foi parar na Série B, a qual o Bugre foi campeão em 1981. Ainda nessa década o Guarani foi por duas vezes finalista do Campeonato Brasileiro (em 1986 e 1987).

No plano internacional, a equipe campineira já participou por três vezes da Copa Libertadores da América, tendo feito sua melhor campanha na edição de 1979, quando alcançou a fase semifinal, tendo também participado da Copa Conmebol de 1995, quando foi eliminado na primeira fase (oitavas-de-final).

Atualmente disputando a Série B do Brasileirão, o clube já revelou grandes jogadores como Amoroso, Luisão e muitos outros, além dos já citados Renato, Zé Carlos e Zenon.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 42mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários