MÜNCHEN 1860, DA ALEMANHA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Turn- und Sportverein München von 1860, conhecido como Munique 1860 em português, uma agremiação esportiva alemã sediada na cidade de Munique, localizada no estado da Baviera. As cores da agremiação são o verde e o ouro, enquanto o departamento de futebol veste o branco e o azul. 

É uma das associações esportivas mais antigas da Alemanha. Foi fundado em maio de 1860 com seções de ginástica e atletismo. O departamento de futebol foi fundado em 1899, antes do surgimento do Bayern de Munique, hoje a equipe bávara mais conhecida. 

Seus torcedores chamam o clube simplesmente como Sechzig ("Sessenta", em alemão) ou Die Löwen ("Os Leões"). Um deles chegou a ser, curiosamente, o jovem Franz Beckenbauer, criado no bairro do estádio do 1860 mas que na adolescência teria se desencantando com os celestes após apanhar de um adversário em torneio infantil onde enfrentou o 1860 - optando por jogar pelo Bayern meses depois, em um momento em que o 1860 era o maior da cidade.

Tanto o 1860 quanto o Bayern tem forte identificação com a cidade de Munique, sempre identificados com causas e festividades locais. Embora passe por um momento bastante difícil, foi o 1860, e não o Bayern, um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga. 

O 1860 foi o primeiro clube da cidade a vencer a Bundesliga, em 1966, em década na qual também conseguiu um vice-campeonato nacional, além de duas Copa da Alemanha e um vice continental, na Recopa Europeia.

A rivalidade com o Bayern e o patamar dos dois times permaneceram equilibrados até o início da década de 1970, quando, liderado exatamente por Beckenbauer, o clube rival elevou-se intensamente e o 1860 decaiu. Apesar disso, as rixas entre as torcidas continuaram fortes, e os Löwen, em cenário tão desfavorável, resistem fortemente em Munique e em toda Baviera, onde possuem a segunda maior torcida da região, à frente de clubes como 1.FC Nürnberg, Augsburg, Greuther Fürth e Ingolstadt. 

Desde a década de 1970 o clube passou por várias crises financeiras e chegou a perder sua licença no futebol profissional algumas vezes, a última delas em 2017/18, quando o clube não conseguiu arcar com as taxas para a inscrição na terceira divisão e foi rebaixado às divisões semiamadoras do país. Atualmente voltou a disputar a terceira divisão e voltaram a mandar suas partidas no histórico Grünwalder Stadion após deixarem de utilizar a Allianz Arena.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários