RIO NEGRO, DE MANAUS-AM, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Atlético Rio Negro Clube, um clube desportivo brasileiro, sediado em Manaus. É um dos clubes mais tradicionais e importantes do Estado do Amazonas, no qual se destaca em diversas modalidades esportivas dentre as quais o vôlei e o futebol profissional.

Foi fundado em 1913 como “Athletic Rio Negro Club”, mais tarde rebatizado usando a grafia atual, o nome do clube é uma homenagem ao Rio Negro, um dos mais importantes do país. Na história do clube consta que, no momento da fundação, os jovens que o fundaram estavam em uma casa que tinha vista para o grande Rio Negro, o que motivou a escolha do nome.

Tem como principal apelido a alcunha de Barriga Preta, em alusão ao seu uniforme principal, que tem a camisa branca com uma faixa horizontal preta, e seu mascote é o Galo, que lhe rendeu outro apelido, o Galo Gigante do Norte. Seu principal rival no futebol é o Nacional, com quem mantém o maior clássico do futebol amazonense e umas das maiores rivalidades do norte-brasileiro.

Ao longo de sua história no futebol, o Rio Negro possui 17 títulos do Campeonatos Amazonense profissional, incluindo um tetracampeonato entre 1987 e 1990. Foi o primeiro Clube amazonense a ganhar uma taça a nível regional, a Taça Amazônica de 1928, e o primeiro Clube amazonense a ganhar um torneio fora do Brasil, a Copa Guiana Inglesa em 1963. É um dos três clubes do futebol local que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em seis edições. Participou ainda por seis vezes da Copa do Brasil.

Feito com lentes de 45mm e arte semelhante aos antigos Crak´s.

Comentários