Essa é a seleção soviética de futebol, que foi a seleção nacional de futebol da União Soviética. Deixou de existir oficialmente com o fim do país, em 1991, subsistindo virtualmente na seleção da CEI para os jogos da Eurocopa de 1992, tendo como sucessora oficial a seleção da Rússia. Foi a primeira seleção que jogou contra Pelé e Garrincha juntos.
Seu primeiro grande torneio foi nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, onde contou até com um espanhol, Agustín Pagola Gómez. O maior destaque individual foi Vsevolod Bobrov, autor de cinco dos 8 gols do grupo na competição. Na Olimpíada seguinte, em 1956, a seleção conquistou o ouro. Foi para sua primeira Copa do Mundo em 1958. As estrelas do time eram o goleiro Lev Yashin, do Dínamo Moscou, e Igor Netto, do Spartak Moscou.
Os jogadores não-russos costumavam ter seus nomes (e às vezes, também os sobrenomes) russificados, o que ocorria principalmente com os ucranianos e os bielorrussos.
Cerca de 47% dos jogadores soviéticos convocados para Copas do Mundo eram nativos da atual Rússia; 31%, da atual Ucrânia; 14%, da atual Geórgia; e os 8% restantes, das demais repúblicas.
O maior triunfo foi a Eurocopa de 1960, tendo como maior figura o goleiro lendário Lev Yashin. Além da Eurocopa, venceu a medalha de ouro nas Olímpiadas de 1956 e 1988.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.
Comentários
Postar um comentário