Fundado em 1900, seu nome deriva de uma forma latinizada da Prússia, que era um nome popular para clubes alemães no antigo Reino da Prússia, no qual a cidade de Mönchengladbach se situava desde 1815. Os fundadores do Borussia Mönchengladbach foram um grupo de jogadores que, depois de deixarem o clube desportivo Germania, fundaram o novo clube em 17 de novembro de 1899 sob o nome de FC Borussia.
Em 1912, o clube jogou na Verbandsliga, a divisão mais alta em que o clube podia jogar naquela época. Em 1919, o FC Borussia fundiu-se com outro clube local, Turnverein Germania 1889, tornando-se o 1899 VfTuR M.Gladbach. O clube alcançou seu primeiro grande sucesso em 1920, vencendo a Westdeutsche Meisterschaft. A união entre o Germânia e o Borussia durou apenas dois anos e depois disso o clube passou a se chamar Borussia VfL 1900 e.V. M.Gladbach.
Os Potros se juntaram à Bundesliga em 1965 e viveram seu período de maior sucesso na década de 1970, quando, sob a orientação de Hennes Weisweiler, que estava no clube desde 1964, e conquistaram cinco títulos de Campeão Alemão, sendo os três último consecutivos e duas Taça dos Vencedores de Taças da UEFA, equivalente a atual Europa League, entre outras glórias.
A forte rivalidade com o vizinho 1. FC Köln (Colônia), considerada uma das mais severas na Alemanha, teve seu início justamente em 1964, quando o técnico do Köln, Hennes Weisweiler, trocou o clube pelo M´Gladbach. Weisweiler é uma figura central nas mitologias dos dois clubes; o mascote do Köln é chamado Hennes em sua honra, enquanto Gladbach venera Weisweiler como o treinador de sua "equipe do século". O estádio de Mönchengladbach, Borussia-Park, está localizado em uma estrada chamada Hennes-Weisweiler-Allee.
Com base nos sócios, o Borussia Mönchengladbach é o quinto maior clube da Alemanha com mais de 75.000 membros. Em campo os principais títulos do clube são as já citadas cinco Bundesligas, três da Copa da Alemanha e dois títulos da Copa da UEFA, e ainda chegou ao vice-campeonato da Liga dos Campeões da UEFA de 1977, o que faz do M´Gladbach o segundo maior vencedor alemão até hoje.
Atualmente, devido ao jejum de títulos, o M´Gladbach perdeu espaço para o Borussia Dortmund como segunda força na Alemanha e é mais uma testemunha do domínio absoluto do Bayern München.
Time montado em lentes de 45mm e arte própria. Clique aqui e aqui para ver outra versão dos potros.
Dica: Digite Alemanha no campo de busca desse blog e veja a maioria dos clubes alemães da coleção, além da maior parte das seleções alemãs.
Comentários
Postar um comentário