Esse é o Club Deportivo Palestino, um clube de futebol chileno que foi fundado por um grupo de imigrantes palestinos. No Chile existe a maior colônia palestina do mundo, vivendo no país cerca de 350.000 palestinos.
No início do século XX, a região da Palestina, entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, considerada sagrada por muçulmanos, judeus e católicos, pertencia naqueles anos ao Império Otomano. A saída de palestinos, sírios e libaneses da região ocorre em meio a uma situação de crise econômica, declínio do Império Otomano e repressão aos primeiros movimentos nacionalistas árabes na região. Mas depois ocorreram outras ondas de migração, como, por exemplo, após a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano se desintegrou, e após a Segunda Guerra Mundial, com a criação de Israel em 14 de maio de 1948.
Para esta comunidade, como para muitas outras, a América era vista como um "novo mundo" cheio de oportunidades. Assim, muitos jovens palestinos seguiram caminho para a Europa, por terra, e por mar, até Buenos Aires, mas em vez de ficarem na capital argentina, na época mais rica e "europeizada", alguns preferiram cruzar os Andes e seguir em direção ao Chile.
O clube foi fundado em 1920, antes da fundação do estado de Israel, ou seja, quando a Palestina ainda era uma região dominada pelo Império Britânico, com forte presença árabe, mas que já vinha recebendo a imigração do povo judeu. Suas cores são o verde, vermelho, preto e branco - as cores da bandeira palestina.
Em 1952 venceu a segunda divisão chilena e em 1955, conquistou seu primeiro campeonato nacional sob a orientação do argentino Guillermo Coll, em que o clube tornou-se conhecido pelo apelido millonario (Milionário) por causa de sua capacidade de atrair jogadores de primeira classe.
Em 1977 o Palestino surpreendeu o país ao contratar o defensor Elias Figueroa, o melhor jogador chileno da época, que até então estava no Internacional de Porto alegre, no Brasil. Sob sua liderança o clube venceu a Copa do Chile de 1977 e a segunda divisão chilena, voltando assim à primeira divisão do país ao mesmo tempo que conquitava a vaga na Libertadores da América. Em 1978 o clube conquista seu segundo título de Campeão Chileno da primeira divisão, com um recorde de 44 partidas invicto.
Depois de um longo jejum, o clube virou empresa em 2006, foi vice-campeão em 2008, quando foi derrotado pelo Colo-Colo, e alcançou seu último título em 2018, quando venceu a Copa do Chile com duas vitórias sob o Audax Italiano nas finais.
Seus principais títulos são os já citados campeonatos chilenos da primeira divisão em 1955 e 1978, campeão da segunda divisão em 1952 e 1977 e também da Copa Chile em 1975, 1977 e 2018.
Comentários
Postar um comentário