SANTOS FC, DE SANTOS - SP, DE ROUPA NOVA

Esse é o Santos Futebol Clube, da cidade de Santos, no litoral paulista. É um dos clubes brasileiros mais reconhecidos mundialmente. Ficou famoso na década de 60 pelos vários títulos internacionais e nacionais conquistados e por ter revelado Pelé, considerado por muitos como o maior jogador da história do esporte, e segundo a FIFA, o melhor jogador do século XX.

O clube foi fundado em 1912 por iniciativa de três esportistas da cidade de Santos para a prática do futebol, que no começo do século passado estava iniciando no Brasil. Suas cores iniciais seriam o branco, azul e dourado, mas um ano após a sua fundação, foi decidido que as cores do clube seriam  branco e preto. 

No ano seguinte a sua fundação, em 1913, o Santos recebeu um convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o campeonato estadual daquele ano. Foi o primeiro clube de fora da capital a participar e, além disso, esta foi a primeira competição oficial disputada pelo clube. Devido há problemas com custos e demais transtornos com o transporte da época, o clube acabou desistindo da competição. Nesse mesmo ano, após desistir de disputar a competição estadual, o Santos conquistaria o seu primeiro título na história, o Campeonato Santista de 1913 invicto.

Em 1916, o Alvinegro retornaria a disputa do Campeonato Paulista, a competição estadual desse ano ficou marcada na história do clube, pois foi nela que aconteceu a inauguração do estádio da Vila Belmiro.

Mais tarde, o Santos foi vice-campeão nas edições do Campeonato Paulista de 1927, 1928 e 1929, época em que contou com a suas primeiras estrelas dentro de campo, os atacantes Araken Patusca e Feitiço. O primeiro título paulista veio em 1935, após o Santos vencer por 2 a 0 a equipe do Corinthians em pleno Parque São Jorge, ainda contando com Araken na equipe.

Após 20 anos do primeiro título paulista, o Santos voltou a ser campeão estadual apenas em 1955. No ano seguinte, chegaria ao o menino Pelé, com 15 anos de idade, que posteriormente se tornaria o maior ídolo da história do clube. O primeiro título oficial de Pelé no Santos, aconteceu em 1958, quando o clube conquistou o seu quarto Campeonato Paulista, ali começava a história do camisa 10 pelo clube praiano. Ao lado de Pepe, Coutinho e Dorval, Pelé formou um ataque poderoso no Santos, com destaque para as duas conquistas da Copa Intercontinental e da Copa Libertadores da América, vencidas nos anos de 1962 e 1963 e também das cinco Taças Brasil conquistadas consecutivamente de 1961 a 1965, a década de 1960 é considerada a mais vitoriosa do Santos, ao todo foram 23 títulos oficiais conquistados nessa época. 

Ignorando o campeonato estadual, que ao todo o Santos venceu por 22 vezes, após a saída de Pelé as campanhas de destaque foram o vice-campeonato brasileiro de 1983, quando perderam para o Flamengo de Zico, e o vice do brasileiro de 1995, quando perderam para o Botafogo do Túlio.

Somente em 2002, quando o clube completou 90 anos, o Santos voltou a vencer o Campeonato Brasileiro, o último disputado no sistema de mata-mata. Os destaques eram a dupla Diego e Robinho em campo com o técnico Emerson Leão no banco.

Em 2004, ainda com os ídolos Robinho, Elano e Léo, e tendo no banco o experiente técnico Vanderlei Luxemburgo, o Santos voltou a ser campeão brasileiro, desta vez no sistema de pontos corridos.

Em 2009, começou aparecer a geração de Neymar e Ganso, que naquela temporada ficou com o vice-campeonato paulista. Já em 2010, comandada por Dorival Júnior e um ataque arrasador comandado por Ganso, Neymar, Robinho e André, o time conquistou o Campeonato Paulista e a primeira Copa do Brasil do clube, com um futebol arrasador e seguidas goleadas, nessa que ficaria conhecido como a terceira geração de Meninos da Vila. Em 2011, depois de 48 anos, o Santos voltou a ser campeão da Copa Libertadores da América, após superar o uruguaio Penãrol na final, conseguindo assim, o tricampeonato do clube na competição continental.

O Peixe é considerado como o legítimo octacampeão brasileiro por suas conquistas nacionais nos anos de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004. Nos campeonatos paulistas foram 22 conquistas, na Taça Libertadores da América foram 3 conquistas e nos Mundiais Interclubes foram duas conquistas. Revelando jogadores como Araken Patusca, Antoninho, Pelé, Diego, Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar o time continua sendo o orgulho de toda a gente Alvinegra nos seus 109 anos de história.

Mais recentemente, além dos estaduais, o Santos conseguiu dois resultados surpreendentes, para a torcida e para os dirigentes. Foi vice-campeão brasileiro em 2019 com o técnico argentino Jorge Sampaoli, sem brigar pelo título - é verdade, e em 2020 foi vice-campeão da Libertadores da América com o técnico Cuca, perdendo apenas na prorrogação. O clube já vivia uma péssima situação financeira, mas o resultado bem acima do esperado por todos nesses dois anos acabou maquiando muita coisa. 

Desde então o clube vive um momento muito difícil, se salvou do rebaixamento no Paulistão nos últimos dois anos apenas na última rodada e passa boa parte do Brasileirão fugindo do rebaixamento. 

No ano passado não teve jeito. Depois de escapar do rebaixamento no Paulista na última rodada no último jogo, no Brasileirão o clube perdeu para o Fortaleza na última rodada e viu o Vasco e o Bahia vencerem suas partidas, deixando o Peixe na 17.º posição, sendo rebaixado para a Série B pela primeira vez na sua história. Um resultado juto, infelizmente, devido ao péssimo trabalho das recentes diretorias.

O novo (velho) presidente, eleito ainda em 2022, já mandou avisar que no Santos a camisa 10 não vai entrar em campo na Série B. O tal ídolo, que subia na bola e tals, já deu no pé. Melhor sorte esse ano!

Nossa nova versão foi feita com lentes de 45mm e arte baseada nos antigos Brianezi, mas um pouquinho diferente.

Comentários