Esse é o Americano Futebol Clube, uma agremiação esportiva sediada em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Disputa ano a ano com o Goytacaz a fama de maior clube de futebol da cidade.
Foi fundado em 1914 depois de uma passagem do América FC, do Rio de Janeiro, pela cidade. O clube carioca iria enfrentar um selecionado local, que causou um desentendimento entre a liderança da Liga Campista de Desportos e os esportistas locais, que se organizaram para o amistoso desobedecendo o tal dirigente e, depois da partida, decidiram fundar um novo clube.
Em uma palestra no Hotel Internacional, proferida após a partida pelo jogador Belfort Duarte, que quando soube do movimento logo sugeriu o nome de América para o novo clube, o que foi de muito agrado. Mas por intervenção dos irmãos Bertoni, uruguaios que jogavam no time do Rio, e que ficaram em Campos por uns dias como convidados dos irmãos Pamplona, o clube se chamaria Americano Futebol Clube, nome de um antigo time de São Paulo, pelo qual os uruguaios haviam jogado e que tinha fechado as portas sem conhecer o desgosto de uma derrota sequer. A ideia logo conquistou os adeptos e esse foi o nome de batismo do novo clube.
As cores adotadas foram o preto e o branco em homenagem ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, do qual todos eram sócios. O Rio Branco, que teve a perda de oito jogadores para o Americano, foi o escolhido para ser o primeiro adversário oficial, em jogo que ocorreu a 12 de maio, com vitória do alvinegro por 4 a 1.
O Americano foi o maior vencedor da história do Campeonato Fluminense de Futebol (relativo ao estado do Rio de Janeiro pré-fusão com o estado da Guanabara) ao lado do Goytacaz. Ingressou no Campeonato Carioca em 1976 (antes mesmo da fusão das federações carioca e fluminense de futebol) e, a partir de 1978, com a fusão das federações, o clube voltou a disputar o Campeonato Fluminense.
Em 1987, o clube venceu o Jogos do Módulo Azul do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987 (Taça Heleno Nunes), uma espécie de Série C da época, mas que atualmente não é reconhecido pela CBF como tal.
É o clube do estado do Rio de Janeiro que mais disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, com 20 participações, é o maior campeão citadino, o primeiro clube do interior do estado do Rio de Janeiro a vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio, e também o único clube de sua região estadual a ter sido campeão no Estádio do Maracanã. Empatado com o Andarahy Athletico Club, é o oitavo clube com mais presenças no G4 do Cariocão (6), ficando a frente do campeão de 1912, o Paissandu, décimo colado (5), sendo, portanto, o mais presente de fora da capital.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.
Comentários
Postar um comentário