BAHIA, DE SALVADOR-BA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Esporte Clube Bahia, da cidade de Salvador, capital da Bahia. Foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1959, contra o Santos. O clube também foi o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição da Libertadores, em 1960.

Fundado em 1º de janeiro de 1931 por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e a Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920. Em 22 de março desse mesmo ano o Bahia estreou no Campeonato Baiano de Futebol vencendo por 3 a 0, e nesta primeira edição tornou-se campeão baiano invicto, além de ter vencido o Torneio Início ainda no começo de 1931.

Tem como suas cores oficiais o Azul, o Branco e o Vermelho, em homenagem a bandeira do seu estado de origem, estado, inclusive, que é lembrado no nome do clube, nas cores, no escudo, na bandeira e, também, nas arquibancadas. O mascote tricolor é o Super-Homem, popular personagem da história em quadrinhos.

Com pouco mais de 80 anos de existência, o Tricolor da Boa Terra tornou-se um dos clubes mais populares do estado e do Norte-Nordeste e do país, detendo a maior torcida dentre os clubes da sua região.

Em 1988, o tricolor baiano foi novamente campeão brasileiro, desta vez derrotando o Internacional. Até dezembro de 2010 a CBF considerava como Campeonato Brasileiro apenas os campeonatos disputados a partir de 1971, decisão que foi reconsiderada no final de 2010, passando a unificar a Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e as edições de 1967 a 1970 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata ao Campeonato Brasileiro pós-1971.

Com essa revisão, o Bahia passou a ser o único clube fora do eixo Sul-Sudeste a deter dois títulos nacionais da principal divisão do futebol brasileiro, sendo ainda vice-campeão brasileiro em 1961 e 1963. 

O Bahia por muito tempo conquistou a hegemonia do campeonato estadual, ao ponto de ter sido heptacampeão, de 1973 a 1979. Mas, apesar do currículo vitorioso, o Bahia amargou durante a década de 2000 um dos piores períodos de história. Além de conquistar somente um título estadual (em 2001), foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2003 e para Série C em 2005. O clube retornou para a segunda divisão nacional em 2008 e voltou à principal divisão em 2011. Foi rebaixado novamente em 2014 e retornou em 2016. O Esporte Clube Bahia é o clube do Nordeste com mais participações na 1° divisão do futebol brasileiro (48), e também o que tem mais participações em torneios internacionais com (11). 

Além dos dois títulos brasileiros, outros dos seus principais títulos no futebol são 4 Copas do Nordeste e 49 Campeonatos Baianos.

No ano passado, disputando o seu primeiro Brasileirão como um clube do poderoso City Group, o Bahia se livrou do rebaixamento apenas na última rodada, levando o Santos ao primeiro rebaixamento da sua história.

Essa nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte simples e linda demais, semelhante aos antigos Brianezi. Clique aqui para ver outras versões que já fizemos por aqui.

Comentários