Essa é a Associação Atlética Caldense, uma agremiação esportiva de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. Além do futebol profissional, o clube possui modalidades como futsal, natação, vôlei, basquete, tênis, peteca, críquete, tênis de mesa e diversas outras.
Foi fundada em 1925, por remanescentes do Foot-Ball Club Caldense, clube amador fundado em 1904. Nesse mesmo ano, o primeiro grande estádio da cidade, Christiano Osório, construído em 1923, passou definitivamente a pertencer à Caldense e em 1926, a Caldense funde-se com o Gambrinus Futebol Clube, originando a Associação Atlética Caldense.
Desde os primeiros anos, a Caldense foi um clube voltado principalmente para os esportes especializados, tendo conquistado diversos títulos no vôlei, basquete, futsal, natação e outras modalidades. Apenas em 1968 o time de futebol da Caldense jogou pela primeira vez em Belo Horizonte. Durante muito tempo, o clube disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, e somente em 1972 estreou na elite estadual.
Em 2002, a Caldense conquistou o maior título de sua história, ao vencer o Campeonato Mineiro, batendo o Nacional de Uberaba na final. Nesse ano as equipes do Cruzeiro, Atlético Mineiro, América Mineiro e Mamoré, não disputaram o Campeonato Mineiro, mas sim o Torneio Sul-Minas.
No Campeonato Mineiro de 2007, a Caldense iniciou a disputa como uma das favoritas, mas após forte queda de rendimento, terminou na décima-primeira colocação e amargou o rebaixamento ao módulo II do futebol mineiro em 2008. Dois anos depois, em 2009, após uma bela campanha no Campeonato Mineiro (1ª Divisão módulo II), a Caldense conseguiu retornar a elite do futebol mineiro, ficando atrás apenas do Ipatinga Futebol Clube.
Em 2015, com uma ótima campanha no campeonato mineiro, a Caldense conseguiu, em um feito inédito, terminar a primeira fase como líder invicto, com 7 vitórias e 4 empates em 11 jogos. Com a liderança, a equipe se classificou para a fase mata-mata do campeonato mineiro, garantindo também uma vaga na série D do brasileirão de 2015. Chegou até a final contra o Atlético Mineiro, quando empatou o primeiro jogo e perdeu o segundo por 2x1 com um gol irregular que garantiu o título para o Galo.
Comentários
Postar um comentário