OLARIA, DO RIO DE JANEIRO-RJ

Esse é o Olaria Atlético Clube, uma tradicional agremiação poliesportiva da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro de Olaria, Zona da Leopoldina, região histórica e mais antiga da Zona Norte. Foi o clube que revelou Romário e também é conhecido também por ser o último clube de Garrincha.

O Olaria foi fundado em 1915 como Olaria Futebol Clube por um grupo de rapazes que praticava o futebol ne bairro leopoldinense, o que já era uma ousadia, visto que no início do século XX a prática do futebol era quase que exclusivamente das elites. Em 1920, o Olaria passou a chamar-se Olaria Atlético Clube, as cores mudaram para o azul e branco e foi concebido o atual escudo, cujo primeiro desenho é atribuído a um associado cujo apelido era “Gasolina”. 

O escudo do Olaria reúne as suas atividades esportivas nos primeiros anos de fundação: futebol, tênis e escotismo do mar, essa última, atividade praticada na extinta praia de Maria Angu, aterrada durante as obras da Avenida Brasil.

Em 1931, o clube conquistou um de seus mais importantes títulos, ao sagrar-se, de forma invicta, campeão da Segunda Divisão da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), passando pela primeira vez em sua história a poder participar da primeira divisão do campeonato estadual.

Disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 1973 e 1974 e sua maior conquista é a Taça de Bronze de 1981, um dos três módulos de disputa da antiga fórmula do Campeonato Brasileiro. Foi ainda vice-campeão carioca de 1933, em um dos campeonatos geridos pela então Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), certame filiado a CBD (liga amadora), e ainda terceiro colocado no Campeonato Carioca de 1971, com todos os grandes clubes disputando essa competição.

Atualmente disputa a segunda divisão estadual e eventualmente aparece na Copa do Brasil, porém não participa de nenhuma das quatro divisões do Brasileirão.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários