RB LEIPZIG, DA ALEMANHA, DE ROUPA NOVA


Esse é o RasenBallsport Leipzig e. V., uma agremiação desportiva alemã, da cidade de Leipzig, atualmente o único representante do leste da Alemanha na primeira divisão.

Fundado em 2009, o clube é propriedade da multinacional austríaca Red Bull. A empresa comprou o SSV Markranstädt, time até então da quinta divisão, com a intenção de levar o clube remodelado à Bundesliga em um prazo de dez anos, conseguindo seu objetivo, com antecedência, já na temporada 2015/16 com um segundo lugar na 2. Bundesliga. Até então, o clube acumulou títulos em campeonatos regionais.

Trata-se de um dos cinco times de futebol sob controle da Red Bull. Os outros são o Red Bull Salzburg, o New York Red Bulls e o Red Bull Bragantino. Em comparação com os nomes das agremiações filiais, se difere devido aos estatutos da Associação Alemã de Futebol que prescrevem que o patrocinador não pode fazer parte da identidade de um clube, a menos que a empresa seja dona do clube há mais de 20 anos (como é o caso do Bayer Leverkusen, fundado em 1904). Ao contrário de suas equipes de outros esportes, o clube de Leipzig não pode carregar o nome de Red Bull ou ser integralmente pertencente pela empresa por isso criou um trocadilho para a sigla RB da marca de energéticos que quer dizer "Esporte com bola na grama". A equipe também precisou modificar o escudo para participar de ligas menores, por exigência da DFL que não aceita o uso de logotipos registrados de empresas em escudos.

Curiosamente, em 2008, a Red Bull criou um clube fe futebol em Gana, o Red Bull Ghana, mas a falta de bons resultados, torcida e retorno financeiro fez com que a empresa retirasse os investimentos ainda em 2014. 

Voltando ao clube alemão, juridicamente o clube mantem 51% de suas ações e a Red Bull tem 49% das ações do clube, isso devido às regras da federação alemã, mas na prática, como é a empresa austríaca que investe, todos sabem quem manda no clube.

Logo em sua primeira temporada na primeira divisão alemã o clube terminou o campeonato em segundo lugar, atrás apenas do Bayern München e desde então é um dos principais clubes de futebol alemães. Na temporada 2018/19 o clube terminou em terceiro na Bundesliga e foi finalista da DFB -Pokal, a Copa da Alemanha.

Fez história na Liga dos Campeões na temporada 2019–20 ao avançar até as semifinais, perdendo nesta para o Paris Saint-Germain pelo placar de 3 a 0.

Na temporada 2021–22 conquistou a Copa da Alemanha, vencendo o Freiburg na final. Foi o primeiro título de expressão do RB Leipzig, sendo um marco importante na história do clube. Feito que veio se repetir na temporada 2022-23, com o clube sagrando-se bicampeão em cima do Eintracht Frankfurt. O terceiro título veio com a conquista inédita da Supercopa da Alemanha na temporada 2023, com o clube a bater o FC Bayern por 3x0, tendo um grande hatrick de Dani Olmo na partida.

Nossa nova versão feita com arte própria, baseada no uniforme de 2022/23, sob lentes de 45mm. Clique aqui para ver nossa primeira versão.

Comentários