SETE DE SETEMBRO FC, DE BELO HORIZONTE-MG

O Sete de Setembro Futebol Clube foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais que se licenciou da FMF após fundir seu conselho deliberativo ao do América Futebol Clube em 1997 devido às suas dificuldades financeiras.

O Sete de Setembro foi fundado no dia 7 de setembro de 1913. Seus primeiros jogos aconteceram no campo da Chácara Negrão, na rua Itajubá, no Bairro Floresta de Belo Horizonte, entre 1943 e 1945 seu estádio foi no Campo do 5º Batalhão da Polícia Militar, atual Colégio Tiradentes no Bairro Santa Tereza e, após a Copa do Mundo de 1950, a casa do Sete de Setembro passou a ser o Estádio Raimundo Sampaio, também conhecido como Estádio Independência.

Foi vice-campeão mineiro em 1919 vencendo o Yale por 2 a 1 em uma decisão da Taça de Bronze e novamente vice em 1920. Em 1922, ainda no antigo primeiro campo, após vencer o Palestra Itália (Cruzeiro) e o América nas fases eliminatórias, confrontou na final do Torneio Initium (Torneio Início) o Atlético, vencendo-o por número de escanteios e conquistando o seu primeiro título oficial.

Na década de 60 o Sete entrou definitivamente em decadência, pois sobrevivia até então, dos aluguéis pagos por seus rivais para uso do seu estádio. Com a construção do Mineirão, o Estádio Independência caiu em um injusto esquecimento. Os torcedores e clubes não ligavam mais para o velho alçapão do Horto e para a sobrevivência do Sete de Setembro Futebol Clube, que já não tinha as rendas dos jogos do aluguel do estádio, passou a alugá-lo para outros clubes da capital para realizar treinamentos. Mas, depois da construção da Vila Olímpica, Vale Verde e Toca da Raposa essa prática foi interrompida. O resultado foi o estado de abandono em que o estádio ficou por vários anos. Porém este quadro mudou em 1986 com a reforma do Independência no governo Hélio Garcia.

Participou de algumas edições do Campeonato Mineiro, Torneios Incentivos e da Taça Minas Gerais até 1976 e depois apenas nas divisões inferiores.

Em 1997, devido aos inúmeros problemas financeiros, o então presidente do América propôs ao seu conselho a incorporação do Sete de Setembro, que foi aceito pelas duas instituições, incluindo o seu principal patrimônio, o Estádio Independência. Seguindo o estatuto do Sete, a própria diretoria fez com que ele acabasse após a fusão. Ironicamente, nesse mesmo ano o clube conquistou um dos títulos de maior destaque de sua história, a segunda divisão do campeonato mineiro.

O clube ainda seguiu com seu quadro de futebol profissional em parceria com a UFMG entre 1997 e 1998 e com as categorias de base em parceria com o América até 2001, quando encerrou suas atividades.

Nossa versão foi montada em lentes de 42mm e estilo duas faixas.

Comentários