Esse é o Club de Regatas Vasco da Gama, uma entidade poliesportiva com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Apesar de ter sido fundado como um "clube de regatas", consagrando-se no remo como um dos maiores campeões do país, o Vasco da Gama abrange outras modalidades como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional o futebol.
Foi fundado em 1898 por um grupo de remadores para a prática do remo, esporte da elite carioca naquela época. Inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do navegador português que alcançou tal feito, Vasco da Gama.
As cores do Vasco guardam forte significação: o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante. A Cruz, principal símbolo, tem forte aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira.
No final de 1915 o clube de futebol Lusitânia foi incorporado ao Vasco, dando origem ao departamento de futebol do Vasco da Gama, apesar da oposição dos remadores vascaínos. O Vasco estreou em maio de 1916, na terceira divisão, perdendo por 10 a 1 contra o Paladino Foot-Ball Club. Na época o clube se destacava por incorporar aos seus quadros jogadores de qualquer origem étnica, com a condição que soubessem jogar futebol. Apenas em 1922 o Vasco conseguiu o primeiro título ao vencer a série B carioca, o que lhe abriu a possibilidade de jogar na Primeira Divisão da cidade.
O Vasco da Gama ainda tem, dentre o seu plantel de ídolos, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de todos os tempos, tendo como Roberto Dinamite, o maior, com a marca de 190 gols, seguido por Romário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente. O primeiro grande ídolo do clube foi o atacante Ademir de Menezes, que liderou o memorável "Expresso da Vitória", tornando-se o maior artilheiro do Vasco com 301 gols marcados, número só superado por Dinamite e Romário décadas mais tarde.
Em 2007, o comprovadamente corrupto governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, em mais um desses casos de políticos que não dão a mínima para as necessidades da população, sancionou uma lei que criou o Dia do Vasco, data comemorativa que homenageia a fundação do clube.
Apesar de sua história grandiosa, o Gigante da Colina sofreu de um grande mau por mais de 30 anos, e mesmo após uma melhora segue carregando as consequências desse mau até hoje, com constantes dificuldades financeiras e uma imagem bastante desgastada, especialmente fora do Rio, o que dificulta a negociação com grandes patrocinadores.
Em 2008 o clube sofreu até então o golpe mais duro de sua história com o rebaixamento, pela primeira vez, para a Segunda Divisão. Foi campeão da Série B de 2009 e voltou à Série A, porém em 2013, foi novamente rebaixado à segunda divisão. Voltou para a primeira divisão em 2015 para ser rebaixado novamente no mesmo ano. Em 2016 fica em terceiro na segundona e volta para a Série A de 2017. Em 2020 acabou sendo rebaixado, pela quarta vez em sua história.
Em 2022 terminou a Série B na quarta colocação, conseguindo assim voltar à Série A do Brasileirão. Em 2023 ficou o ano inteiro fugindo do rebaixamento, salvando-se apenas na última rodada, quando conseguiu uma vitória improvável e rebaixou o Santos pela primeira vez. Apesar da SAF e do recém eleito presidente Pedrinho, o clube não deve continuar em uma fase difícil por mais alguns anos.
Nossa nova versão foi feita em lentes de 42mm com arte própria no estilo duas faixas.
Comentários
Postar um comentário