Esse é o Atlético Clube Goianiense, uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Goiânia, no estado de Goiás. O Atlético historicamente representa o bairro de Campinas, caracterizado como importante polo comercial de sua cidade e é um dos pioneiros do futebol goiano, sendo o terceiro clube mais antigo do estado e o seu primeiro campeão.
Foi em 1937 no bairro goianiense de Campinas, tendo um Dragão como mascote. Seu uniforme foi inspirado no Flamengo, com camisa com listras horizontais em vermelho e preto, calções brancos ou pretos e meias listradas na mesma cor da camisa.
O clube venceu o primeiro campeonato goiano de futebol, em 1944 e repetiu o feito em 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985 e 1988. A década de 1990 foi uma das piores da história do clube, que esteve prestes a encerrar as atividades, mas ressurgiu das cinzas. O time estava na segunda divisão do Campeonato Goiano e teve o seu estádio demolido para a construção de um shopping, em 2001.
Um grupo de torcedores e a diretoria embargaram a obra, em seguida reconstruíram o estádio e passaram a recuperar o clube. O rubro-negro foi campeão goiano da segunda divisão em 2005, e em 2006 o Atlético chegou a final do Campeonato Goiano, sendo derrotado pelo Goiás, no estádio Serra Dourada no jogo final.
Em 2007, após 18 anos sem conquistar o Campeonato Goiano, o Atlético venceu o Goiás por 2 a 1 no segundo jogo da decisão (no primeiro houve empate por 2 a 2), sagrando-se campeão goiano perante 35 509 torcedores pagantes.
Em 2009, confirmando de vez a sua ascensão meteórica, o Atlético conquistou o acesso à Série A do Brasileirão com uma vitória por 3 a 1 diante do Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, tendo terminado este campeonato em quarto lugar.
O Dragão também surpreendeu na Copa do Brasil de 2010, tendo chegado nas semifinais, eliminando equipes como Bahia, Santa Cruz e Palmeiras, porém foi eliminado pelo Vitória.
Comprovando ser uma das maiores forças do Centro-Oeste, o Atlético foi campeão estadual 17 vezes e vice-campeão estadual por 18 vezes, além de ser vice da Copa Brasil Central em 1967. Foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol Série B em 2016 e do Campeonato Brasileiro de Futebol Série C em 1990 e 2008. Desde 2010 o clube mantém o domínio no âmbito estadual, rivalizando com o Goiás, e oscila entre a primeira e segunda divisão no Brasileirão.
Em 2020, como uma forma de fortalecer sua marca e se fixar no cenário nacional do futebol, o clube apresentou um novo escudo - o terceiro oficial da sua história. Entre as décadas de 1940 e 1950, o Atlético-GO utilizou dois escudos. O primeiro tinha as letras “ACG” entrelaçadas. O segundo, em formato de triângulo invertido, semelhante ao São Paulo FC, passou a ser utilizado quase exclusivamente a partir de 1959 e sofreu algumas adaptações até chegar ao modelo atual. Em 2020 o clube apresentou a versão atual, caracterizada pelas letras ACG estilizadas e as cores vermelha e preta ao fundo.
Em 2022 o clube fez uma campanha fraca no Brasileirão, sendo rebaixado para a Série B, mas conseguiu o quarto lugar em 2023, voltando à Série A desse ano. O clube recentemente tem se tornado o maior clube elevador do Brasileirão, com uma sequência de rebaixamentos e acessos seguidos.
Nossa nova versão foi um presente do um amigo.
Comentários
Postar um comentário