EMPOLI, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Empoli Football Club, um clube de futebol italiano com sede em Empoli, cidade metropolitana de Florença. Faz parte de um seleto grupo de clubes de futebol italianos não sediados em uma capital de província que participaram da Série A.

Em agosto de 1920, nasceu em Empoli o Foot Ball Club Empoli e a seção de futebol Unione Sportiva Empoli. Após a participação em um torneio em San Miniato, os dois se fundiram em um único clube de futebol local. Na temporada seguinte, o novo clube, depois de ter obtido em setembro a filiação na Federação Italiana de Futebol (FIGC) ratificada pelo Comitê Regional da Toscana, foi incluído no Grupo A da Promozione Toscana 1921-22, mas não participou devido a problemas econômicos e  optou por ingressar no campeonato Terza Categoria, onde a equipe conquistou a segunda colocação no grupo A.

Durante mais de 50 anos o clube ficou oscilando entre a segunda e terceira divisão do futebol profissional italiano. Em 1986, o clube da pequena cidade foi promovido à Série A. Jogando seus primeiros jogos em casa em Florença, a estreia do Empoli na Série A resultou em uma vitória por 1 a 0 sobre a Internazionale. Ajudados pela dedução de nove pontos da Udinese, evitaram o rebaixamento com 23 pontos e 13 gols em 30 jogos. O próprio Empoli recebeu uma penalidade de cinco pontos na temporada seguinte e foi rebaixado, apesar de um desempenho melhor. Eles foram rebaixados novamente para a Série C1 em 1989.

Depois disso passou várias temporadas na Série C1 antes de retornar à Série B em 1996 e conseguir uma segunda promoção consecutiva em 1997. Com Luciano Spalletti no comando, o Empoli desafiou todas as probabilidades para terminar em 12º lugar e evitar o rebaixamento. O rebaixamento no ano seguinte deu início a uma permanência de três anos na Série B, período em que o clube se tornou conhecido por nutrir seus jovens talentos excepcionais.

As promoções à Série A em 2002 e 2005 fizeram com que o clube emergisse como um lutador contra o rebaixamento. Eles terminaram a temporada 2005-06 em décimo lugar na primeira divisão. Como resultado do escândalo de manipulação de resultados da Serie A no final daquela temporada, eles se classificaram para a Copa UEFA da temporada seguinte, mas não participaram porque a administração do clube não conseguiu solicitar uma licença da UEFA. Na temporada 2006-07, o clube mais uma vez se classificou para a Copa UEFA.

Com isso a direção fortaleceu o elenco, com destaque para a contratação de vários jovens jogadores de grandes clubes da Série A, porém o clube estreou na Copa UEFA sendo eliminado pelo Zurique, perdendo por 4–2 no total. Um mau desempenho na parte inicial da temporada levou o presidente a trocar o treinador da equipe por vezes seguidas, o que levou a equipe a um novo rebaixamento. Desde então a equipe disputa a Série B italiana, com algumas curtas passagens pela Série A.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi, incluindo o escudo impresso errado, mostrando o ano de 1921, da forma como foi utilizado na época pela fábrica paulistana.

Dica: Digite Itália no campo de busca desse blog e veja a maioria dos clubes italianos da coleção, além da maior parte das seleções italianas.

Comentários