LYON, DA FRANÇA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o O Olympique Lyonnais, conhecido como Lyon, é um clube de futebol francês da cidade de Lyon fundado em 1950. Ficou mais conhecido mundialmente por ter dominado a Ligue 1 durante a primeira década do século XXI, ganhando o campeonato nacional por sete vezes consecutivas, durante os anos de 2001 a 2008.

O Olympique Lyonnais tem suas origens após um desacordo entre as secções de rugby e de futebol do clube multidesportos Lyon Olympique, que existia desde 1899. A seleção de futebol francesa dividiu-se do resto do clube e escolheu um novo nome: Racing Club de Lyon. É por isto mesmo que os adeptos do Olympique Lyonnais alegam que o clube foi fundado em 1899.

Após novos desentendimentos dentro do Racing Club de Lyon, em 1950 o Olympique Lyonnais foi oficialmente fundado pelo Dr. Albert Trillat e vários apoiadores. Já no segundo ano do clube, o OL foi o campeão da segunda divisão francesa e conquistou o acesso a elite do futebol francês. Desde então o clube permanece na primeira divisão, exceto por uma única temporada (1953/54).

O Olympique Lyonnais teve triunfos atrás de triunfos nas décadas de 60 e 70, ganhando 3 Coupes de France, e um Trophée des Champions, mas o melhor período de sua história estava por vir.

Nos primeiros anos do século XXI, o Olympique Lyonnais dominou a Ligue 1 francesa. Após o segundo lugar em 2001, o Lyon, liderado pelo brasileiro Juninho Pernambucano conquistou sete títulos consecutivos na Ligue 1 (entre 2002 e 2008), tornando-se no primeiro clube francês na História a fazê-lo. Contudo, as ambições europeias do Lyon não têm resultado em títulos, com a semi-final da Liga dos Campeões a ser o melhor resultado do clube a nível europeu.

Em 2022 o grupo de John Textor, dono do Botafogo (RJ), comprou 77% do clube, tornando-se sócio majoritário da agremiação. Enquanto por aqui o grupo protagonizou o maior mico do futebol brasileiro dos últimos anos, por enquanto a aquisição não tem mostrado grandes melhoras por lá. O clube ficou em sétimo na temporada 2022/23 e na temporada atual vem fugindo do rebaixamento, ficando na última posição por várias rodadas na temporada.

Feito em lentes de 45mm e arte baseada em um modelo da chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários