NAPOLI, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a Società Sportiva Calcio Napoli,  um clube de futebol italiano, sediado na cidade de Nápoles, na região da Campania, no sul da Itália. É o atual campeão italiano e tem Maradona como seu maior ídolo.

Entre os seus títulos mais importantes, a Napoli detém dois Campeonatos Italianos, seis Copas Itália, duas Supercopas Italianas e uma UEFA Europa League. Destes títulos, os dois italianos, uma Copa da Itália e a Copa da UEFA foram conquistados na época do maradona. 

Fundado oficialmente em 1926, o futebol chegou a cidade de Nápoles no início do século XX, por marinheiros. Em 1904, um grupo de marinheiros ingleses decidiram fundar um clube na cidade e assim nasceu o Naples Foot-Ball & Cricket Club. Dois anos depois, o Cricket Club foi retirado do nome, que ficou sendo apenas Naples Foot-Ball Club. Em 1912, o segundo clube da cidade foi fundado. Assim, surgiu o US Internazionale Napoli, e logo criou-se uma rivalidade entre esta instituição e a primeira a aparecer em Nápoles. Mas essa história de antagonismo não iria durar pois em 1922, pressionados por problemas financeiros, o Naples Foot-Ball Club e seu rival fundiram-se em apenas um clube, chamado Foot-Ball Club Internazionale-Naples, apelidado de FBC Internaples. Em 1926, a diretoria do clube decidiu alterar a identidade da instituição novament e assim o Internapoli tornou-se a Associazione Calcio Napoli.

Desde o início o clube passou por altos e baixo, enfrentando temporadas irregulares e rebaixamentos, porém eventualmente conseguindo um título. Antes da década de 80 o clube havia conquistado duas copas da Itália e um campeonato italiano série B. 

A década de 1980 foi a mais vitoriosa da história do clube. Em grande parte, isso se deve à contratação do maior craque do futebol argentino até hoje, Diego Maradona, em 1984. Aos poucos, a equipe foi se ajeitando e melhorando o time até que na temporada 1986/87, sob o comando do craque argentino, o Nápoles ganharia seu primeiro scudetto. No mesmo ano, o clube napolitano ainda venceu sua terceira Copa da Itália, derrotando o Atalanta por 4 a 0 na final. 

Na temporada 1988/1989, a equipa do sul da Itália jogou a Copa da Uefa. O clube chegou à final da competição e, com uma vitória por 2 a 1, com golos de Maradona e do brasileiro Careca, e um empate por 3 a 3, derrotou o Stuttgart, da Alemanha, e conquistou seu primeiro e único título europeu. 

Em 1989/1990, o Napoli conquistou seu segundo título italiano. Um ano depois, o craque Maradona foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína e expulso do clube. Nessa época, o clube já sofria crise financeira.

Voltando há um longo período de fortes instabilidades, em agosto de 2004, com uma dívida gigantesca, a equipe foi à falência e deixou de existir. Graças aos esforços do produtor cinematográfico Aurelio de Laurentiis, o clube ressurgiu, agora com um outro nome: Napoli Soccer. O novo clube começou por baixo e foi escalando as divisões inferiores até conseguir o acesso à Série A na temporada 2006/2007, onde se mantem desde então. Ainda em 2006 o nome do clube voltou a ser Società Sportiva Calcio Napoli.

Na Temporada 2013/2014, conquistou o quinto título da Copa da Itália, ao vencer a Fiorentina por 3 a 1 e em 2014, o clube venceu a segunda Supercopa da Itália da sua história, batendo a Juventus. Em 17 de junho de 2020, derrotou a Juventus na final da Copa da Itália e conquistou assim o seu 6° título da competição. 

Na temporada 2022/23, o Napoli superou os gigantes Juventus, Milan e Inter e conquistou seu terceiro título italiano depois de mais de 30 anos da conquista do último Scudetto.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Dica: Digite Itália no campo de busca desse blog e veja a maioria dos clubes italianos da coleção, além da maior parte das seleções italianas.

Comentários