SAN JOSÉ, DA BOLÍVIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Club Deportivo San José, uma agremiação esportiva boliviana da cidade de Oruro. Atualmente é administrado por uma comissão de sócios torcedores e disputa a segunda divisão boliviana.

Foi fundado a 19 de março de 1942 nos acampamentos da Mina San José graças à iniciativa do administrador da mina. O nome surgiu pelo fato de ser fundado no acampamento mineiro de mesmo nome e, principalmente, por que esse dia é o dedicado a São José na religião católica.

Nesse mesmo ano, o clube foi inscrito na Asociación de Fútbol de Oruro (AFO) onde já haviam outras equipes históricas como o Oruro Royal e outros, porém o clube ficou estagnado por alguns anos devido à Segunda Guerra Mundial.

Com a inclusão de clubes de outras cidades no futebol na capital La Paz, no ano de 1954, o San José foi a primeira equipe de Oruro a participar destes novos desafios. O clube foi o primeiro time de fora da capital a ganhar um campeonato na capital, o Campeonato Paceño Integrado de 1955, um torneio da cidade de La Paz que contava com clubes da própria La Paz, de Oruro e de Cochabamba - hoje reconhecido como o campeonato boliviano. Foi essa equipe que gerou o apelido de Los Húngaros, em alusão à aquela seleção que dominou o futebol na década de 1950. Depois de participar de por alguns anos nos torneios Paceños, acabou retornando à AFO.

Com a fama adquirida nos torneios na capital, a equipe tornou-se mais popular até que o Oruro Royal, que por ser a primeira equipe de futebol da Bolívia, era a equipe com maior torcida em Oruro.

Apesar do último título nacional do San José em 2018, os problemas fora de campo, como atrasos salariais e dívidas com ex-jogadores e funcionários, passaram a ser uma dor de cabeça para a equipe, que desde então enfrenta a fase mais difícil de sua história. Em 2021, após quase abandonar o futebol profissional, o San José passou a ser administrado por um tribunal de honra, formado por sócios torcedores que tentam manter o clube vivo, mas, por conta das dívidas, a equipe foi penalizado pela Federação Boliviana com a perda de 12 pontos, e como consequência, acabou rebaixado para Segunda Divisão Boliviana, onde permanece até agora.

Foi campeão boliviano no ano de 1955, 1995, 2007 e de 2018.

Nossa versão foi montada com base em um modelo antigo da chamada quarta fase de produção da antiga Brianezi.

Comentários