Essa é a seleção cipriota de futebol, que representa o Chipre nas competições de futebol da FIFA. Suas partidas como mandante acontecem no GSP Stadium, em Nicósia, a capital do país.
A primeira partida do time aconteceu em 1949, um ano depois de se tornar membro da FIFA. Foi um amistoso contra o clube israelense Maccabi Tel Aviv em Tel Aviv, terminando com um empate em 3-3. Sete dias depois, o time fez seu primeiro jogo internacional: uma derrota por 3 a 1 para Israel na mesma cidade.
Em novembro de 1960, após a independência do domínio britânico, Chipre empatou sua primeira partida oficial pós-independência em 1 a 1 contra Israel, como parte das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA de 1962. A primeira vitória internacional de Chipre foi uma vitória por 3-1 sobre a Grécia, em 1963, em um amistoso. Em 1968, o Chipre registrou sua primeira vitória competitiva, derrotando a Suíça por 2 a 1 em uma partida de qualificação para a Eurocopa disputada em Nicósia.
Até hoje a seleção nunca chegou a se classificar para uma Copa do Mundo nem para uma Eurocopa. Atualmente disputa a Série C da UEFA Nations League. Apesar de ser uma das seleções mais modestas da Europa (nunca disputou Copas do Mundo ou Eurocopas), o Chipre segue em estágio de evolução, principalmente após o surpreendente empate em 4-4 contra Portugal, em plena cidade de Guimarães. Um dos melhores placares da seleção foi uma vitória por 3x2 sobre a Espanha mas eliminatórias para a Eurocopa de 2000.
Sotiris Kaiafas é considerado o mais importante futebolista da história do Chipre, sendo oito vezes artilheiro do Campeonato Nacional, quatro delas seguidas (1980–81, 1981–82, 1982–83 e 1983–84, as últimas já em final de carreira), e levou ainda a Chuteira de Ouro europeia em 1976, sendo o único cipriota a receber a honraria. Pela seleção, não teve o mesmo sucesso: foram apenas dois gols em 18 jogos entre 1972 e 1980.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi e o antigo escudo adulterado, como foi utilizado pela fábrica paulistana na época.
Comentários
Postar um comentário