LONDRINA EC, DE LONDRINA-PN, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO


Esse é o Londrina Esporte Clube, da cidade de Londrina, Paraná. Inspirado nos filmes Tubarão, o Londrina assumiu o apelido na década de 1980 quando a imprensa dizia que eles engoliam os adversários.

Tudo começou em 1955, quando o Sr. José Luciano de Andrade voltava pra cidade de Londrina depois de assistir um clube que havia ajudado a fundar, o Nacional de Rolândia, vencer o Vasco da Gama por 3 a 2. Empolgado com a vitória, surgiu a discussão: "Se Rolândia pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, porque não poderia acontecer o mesmo em Londrina?"

A ideia era fascinante e merecia ser melhor debatida. Para isso, nada melhor que ao redor de uma mesa. O Sr. José e o Sr. Wallid Kaus foram a um restaurante da cidade para discutir a ideia. O proprietário do estabelecimento, um italiano fanático por futebol, juntou-se aos dois junto com mais alguns entusiastas e dia a dia o número de pessoas interessadas em participar do clube só aumentava. 

Pouco tempo depois, em reunião extraordinária na sede da Federação Paranaense em Curitiba no dia 25 de junho de 1956, através do Boletim Oficial 75/56 - Resolução Nº 10 foi concedido o registro do Londrina F.C.

Atualmente o Londrina ostenta entre os seus títulos mais importantes as conquistas do Campeonato Brasileiro Série B de 1980, da Primeira Liga do Brasil de 2017, além de cinco títulos do Campeonato Paranaense, o último em 2021. Sua melhor na Série A do Campeonato Brasileiro foi um quarto lugar em 1977.

Infelizmente o clube fez uma campanha muito fraca no Brasileirão Série B de 2023 e foi rebaixado para a Série C, onde vai jogar esse ano, além do estadual.

A nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte semelhante a um modelo antigo.

Comentários