Esse é o Red Star Football Club 93 - conhecido como Red Star Saint-Ouen ou Red Star Paris. É um clube de futebol sediado em Saint-Ouen, ao norte da metrópole da Grande Paris, na França.
Foi fundado em 1897 pelo futuro presidente da FIFA, Jules Rimet. Curiosamente o nome do clube e seu emblema não fazem referência ao comunismo, pois foi fundado antes da adoção da estrela vermelha como símbolo desse movimento. A inspiração para o nome veio da companhia marítima belgo-estadunidense Red Star Line, utilizada pela governanta inglesa que trabalhava para Rimet.
Viveu o seu auge há quase 100 anos atrás, mas ainda mantém consigo uma torcida fiel, ainda que pequena, sendo considerado o clube de futebol mais tradicional da capital francesa. Chegou a ser o maior vencedor da Copa da França, com o tricampeonato seguido entre 1921 e 1922. Ao todo, foi cinco vezes campeão desse torneio, a última em 1942, quantidade que o faz ainda ser seu quarto maior vencedor da competição.
Foi um dos fundadores da Ligue 1 em 1932, mas foi rebaixado logo na primeira temporada do torneio, em 1932/33. Retornou logo no ano seguinte e na época contava com o atacante argentino Guillermo Stábile, artilheiro da primeira Copa do Mundo FIFA. O clube viveu um longo período de sobe e desce entre primeira e segunda divisão francesa até 1975, ano em que o clube disputou a Ligue 1 pela última vez. Desde então o sobe e desce ficou entre a segunda e terceira divisão, as vezes até abaixo disso.
A ausência na Ligue 1 inviabilizou o desenvolvimento de qualquer rivalidade com o PSG, criado no início da década de 70. Por isso os parisienses fiéis ao Red Star direcionaram sua rivalidade ao Paris FC - clube dissidente do PSG - com quem se acostumaram a encontrar nas divisões inferiores do futebol francês.
Após um longo período nas divisões mais baixas do futebol francês, o clube acaba de conquistar sua vaga na segunda divisão da próxima temporada, onde poderá voltar a enfrentar o conterrâneo Paris FC em um clássico local.
Arte própria inspirada no uniforme da temporada passada 2019/20 em lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário