BAHIA, DE SALVADOR-BA, DE ROUPA NOVA

Esse é o Esporte Clube Bahia, da cidade de Salvador, capital da Bahia. Foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1959, contra o Santos. O clube também foi o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição da Libertadores, em 1960.

Fundado em 1º de janeiro de 1931 por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e a Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920. Em 22 de março desse mesmo ano o Bahia estreou no Campeonato Baiano de Futebol vencendo por 3 a 0, e nesta primeira edição tornou-se campeão baiano invicto, além de ter vencido o Torneio Início ainda no começo de 1931.

Tem como suas cores oficiais o Azul, o Branco e o Vermelho, em homenagem a bandeira do seu estado de origem, estado, inclusive, que é lembrado no nome do clube, nas cores, no escudo, na bandeira e, também, nas arquibancadas. O mascote tricolor é o Super-Homem, popular personagem da história em quadrinhos.

Com pouco mais de 80 anos de existência, o Tricolor da Boa Terra tornou-se um dos clubes mais populares do estado e do Norte-Nordeste e do país, detendo a maior torcida dentre os clubes da sua região.

Em 1988, o tricolor baiano foi novamente campeão brasileiro, desta vez derrotando o Internacional. Até dezembro de 2010 a CBF considerava como Campeonato Brasileiro apenas os campeonatos disputados a partir de 1971, decisão que foi reconsiderada no final de 2010, passando a unificar a Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e as edições de 1967 a 1970 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata ao Campeonato Brasileiro pós-1971.

Com essa revisão, o Bahia passou a ser o único clube fora do eixo Sul-Sudeste a deter dois títulos nacionais da principal divisão do futebol brasileiro, sendo ainda vice-campeão brasileiro em 1961 e 1963. 

O Bahia por muito tempo conquistou a hegemonia do campeonato estadual, ao ponto de ter sido heptacampeão, de 1973 a 1979. Mas, apesar do currículo vitorioso, o Bahia amargou durante a década de 2000 um dos piores períodos de história. Além de conquistar somente um título estadual (em 2001), foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2003 e para Série C em 2005. O clube retornou para a segunda divisão nacional em 2008 e voltou à principal divisão em 2011. Foi rebaixado novamente em 2014 e retornou em 2016. O Esporte Clube Bahia é o clube do Nordeste com mais participações na 1° divisão do futebol brasileiro (48), e também o que tem mais participações em torneios internacionais com (11). 

Além dos dois títulos brasileiros, outros dos seus principais títulos no futebol são 4 Copas do Nordeste e 49 Campeonatos Baianos.

No ano passado, disputando o seu primeiro Brasileirão como um clube do poderoso City Group, o Bahia se livrou do rebaixamento apenas na última rodada, levando o Santos ao primeiro rebaixamento da sua história.

Essa nova versão foi feita em lentes de 45mm com arte própria. Clique aqui para ver outras versões que já fizemos por aqui.

Comentários