ITABAIANA, DE ITABAIANA-SE, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Essa é a Associação Olímpica de Itabaiana, um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Itabaiana, no estado de Sergipe. 

Foi fundado em 1938 com o nome de Botafogo Sport Clube com a junção entre duas agremiações amadoras da cidade: o Brasil Football Club e o Balípodo Club Santa Cruz. O objetivo da fusão era manter uma frequência de atividades esportivas, já que estes dois clubes apareciam e desapareciam constantemente e não tinham um calendário fixo. Então os desportistas itabaianenses entenderam que deveria ser formado um time mais consistente, mais participativo e com maior regularidade esportiva.

O primeiro nome que durou apenas três meses, pois o mesmo não adquiriu a simpatia de todos os integrantes, mudando para o nome atual logo em seguida. A escolha das cores do clube não foi difícil. Como o Santa Cruz tinha as cores azul e branco e o Brasil as cores vermelho e branco, a homenagem foi prestada aos precursores e o Itabaiana viraria o tricolor serrano, nas suas cores azul, vermelho e branco.

O primeiro título veio em 1953 ainda como clube amador. Em 1960, o profissionalismo chega ao futebol sergipano, ocasião em que se consolidavam definitivamente os grandes clubes: Itabaiana, Sergipe e Confiança. O primeiro título de campeão sergipano de profissionais viria no ano de 1969 no antigo Estádio Etelvino Mendonça. Esse momento da história do time foi de fundamental importância, por ter provocado uma euforia nos itabaianenses, marcando para sempre o inicio de uma paixão entre clube e torcida.

Em 1971 o Itabaiana conquista o mais importante título de um clube sergipano até os dias atuais: sagra-se campeão da Taça Nordeste de 1971, a fase regional Nordeste da Zona Norte–Nordeste do Campeonato Brasileiro da Série B de 1971, decidindo a final contra o Ferroviário. Esse título levou o tricolor serrano a disputar a Taça Norte-Nordeste em dois jogos contra o campeão da Taça Norte, o Remo, ficando com o vice-campeonato. 

O segundo título estadual seria conquistado no ano de 1973, em pleno estádio Lourival Batista, na capital. Mas foi entre o final da década de 70 e inicio da década de 80 (78, 79, 80, 81 e 82) que o Itabaiana consolidaria sua hegemonia no futebol do estado. Um jejum de 15 anos ocorreu até o próximo título em 1997, quando o Itabaiana derrotou o Confiança, mais uma vez no Batistão. Em casa, no Estádio Presidente Médici, o primeiro título de campeão sergipano seria conquistado em 2005, numa vitória sobre o rival do interior, o Lagartense. mais pra frente conquistou o estadual em 2012 em cima do Confiança, e em 2023 conquistou seu 11° titulo, novamente em cima do Confiança, sendo o atual campeão sergipano.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Clique aqui para ver nossa primeira versão.

Comentários