TOMBENSE FC, DE TOMBOS-MG

Esse é o Tombense Futebol Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Tombos, no estado de Minas Gerais. Em 2024 voltou a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, a Elite do Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

Fundado em 1914 por  um grupo de garotos de 13 e 14 anos que se organizou e formou o Tombense Futebol Clube, liderado pelo pai de um daqueles garotos: o Senhor Vieira. 

Na era amadora, o Tombense destacou-se ao conquistar o campeonato da zona da mata mineira no ano de 1935, contra o Tupi de Juiz de Fora, em jogo final realizado em Carangola, cidade vizinha de Tombos. Durante as décadas seguintes, o Gavião Carcará revelou alguns atletas que posteriormente jogaram em equipes de maior porte, como Vasco da Gama, Flamengo, Atlético Mineiro, etc.

O Tombense começou a aparecer no cenário estadual apenas na década de 2000, quando reformou seu campo, o Estádio Antônio Guimarães de Almeida, construiu uma concentração, ativou times em diversas categorias e passou a disputar o Campeonato Mineiro. Em 2002, conquistou o seu primeiro título que foi de Campeão Mineiro da Terceira Divisão. Estreou no Módulo II em 2003, com uma campanha modesta.

Em 2004, foi rebaixado e só voltou a disputar o Campeonato Mineiro da Terceira Divisão em 2006. Novamente conseguiu chegar ao título, mas recusou a vaga ao Módulo II de 2007. Em 2009 disputou novamente a Terceira Divisão, ficando com o segundo lugar e classificando para o Módulo II de 2010.

Em 2012 foi vice-campeão do Módulo II se classificando ao Campeonato Mineiro de Primeira divisão. Dessa forma, conquistou uma vaga para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol (principal divisão do futebol mineiro) em 2013. Nesse torneio, o iniciante Tombense se classificou entre os 4 melhores do campeonato, conquistando uma vaga nas semifinais. Além disso, conseguiu outro feito inédito, que foi uma participação em uma competição a nível nacional. o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 Série D e terminou como campeão do interior. Mas o Tombense desistiu de participar da Série D de 2013.

Em 2014, fez uma campanha mediana no Campeonato Mineiro, terminando na sétima colocação, o que novamente rendeu uma classificação para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 - Série D.

Ainda em 2014 disputou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, mas foi eliminado ainda na primeira fase, para o Treze, da Paraíba. Na Série D, fez uma boa campanha, sendo o líder do Grupo A6 da Série D. No dia 19 de outubro de 2014, o Tombense fez um marco histórico, conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015 - Série C, após vencer o Moto Club. No jogo de ida, fora de casa, o Tombense empatou por 2–2. No jogo de volta em Tombos, venceu por 2–0 - total 4–2 a favor - o que classificou o time para a terceira divisão do brasileiro pela primeira vez em sua história. Ao empatar os dois jogos finais do Campeonato Brasileiro Série D de 2014 contra o Brasil de Pelotas por 0–0, o Tombense venceu a disputa de pênaltis por 4–2, sagrando-se campeão de uma competição nacional pela primeira vez em sua história.

Em 2020, o Tombense fez outra campanha surpreendente: terminou na primeira colocação da fase inicial do Campeonato Mineiro. Nas semifinais, eliminou a Caldense (1–0 fora e 2–0 em casa). Terminou com o vice-campeonato inédito, perdendo por 2–1 e 1–0 para o Atlético Mineiro, com os dois jogos sendo disputados em Belo Horizonte. Se classificou para a Recopa Mineira e venceu seu segundo título do Troféu do Interior.

Em 2021, pela Série C, terminou a primeira fase no 2º lugar com 27 pontos. Na segunda fase, conquistou o acesso inédito à Série B com uma rodada de antecedência, após uma vitória por 2–1 sobre o Manaus FC. Se classificou em primeiro e ganhou o direito de disputar a final contra o Ituano. Na partida de ida, realizado em Tombos, empatou por 1–1. Para conquistar o título, precisaria vencer o Ituano na partida de volta realizado em Itu. No entanto, o Tombense foi derrotado por 3–0, terminando com o vice-campeonato.

Em 2022 o Tombense venceu novamente a Recopa Mineira: Em partida realizada em Tombos, a equipe empatou com o Pouso Alegre por 1–1, ganhando nos pênaltis por 6–5. A partida também foi válida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Em 2023 o Tombense foi muito irregular no Brasileirão Série B e terminou na 18º colocação, sendo rebaixado de volta à Série C, onde está até agora.

Nossa versão foi um presente duplo. Confeccionado pelo amigo Marcelo Cereda, o qual o amigo Osvaldo ganhou no sorteio Ferra-Ferra e me presenteou.

Comentários