ATLÉTICO ZAMORA, DA VENEZUELA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o antigo Club Atlético Zamora, um clube da cidade de Barinas, do interior da Venezuela. Falido em 1999, foi refundado como Zamora FC três anos depois e, com amplo apoio do governo federal, passou a vencer títulos e disputar a Libertadores da América.

Em 1975 Lindolfo Villafañe formou em Barinas uma equipe de futebol chamada Pantera Hípica que conseguiu certa fama e destaque local em torneios amadores. Por causa disso, surgiu a ideia de ingressar no Torneio Profissional e o time começou a recrutar jogadores com poderes econômicos e políticos que deram o respaldo para que o Atlético Zamora surgisse. Assim, o Club Atlético Zamora foi fundado em 1977.

Ainda no ano de 1977, o Zamora tentou se filiar à Federação Venezuelana de Futebol, mas não foram felizes e a Universidad de Los Andes Fútbol Club foi a equipe que conseguiu a filiação e assim entrar no campeonato nacional. Apesar dos imprevistos pelos quais clube e dirigentes tiveram que passar, o Zamora conseguiu ingressar na segunda divisão nacional e conquistaram sua vaga na primeira divisão neste mesmo ano. 

Em 1980 o clube alcançou seu maior feito, a Copa Venezuela. Sem conseguir mais títulos, jogaram na Primeira Divisão da Venezuela de 1978 até 1999. Em 21 temporadas disputaram 534 partidas, vencendo 159, empatando 180 e perdendo 195.

Em 1998, o Atlético Zamora entrou em uma crise econômica que levou ao seu desaparecimento no ano seguinte. A cidade de Barinas perdia o seu maior representante em nível nacional e com ele, os torcedores. 

Em 2002, graças a uma contribuição feita pelo prefeito de Barinas, Julio Cesar Reyes, os direitos federativos de um time da segunda divisão foram adquiridos e o clube foi refundado como Zamora FC, com as mesmas cores, mesma sede e resgatando parte do nome com a figura de Ezequiel Zamora.

Com um início discreto, o clube conseguiu a vaga na primeira divisão, mas mantinha-se como um dos pequenos do país, até que o irmão do então presidente Hugo Chávez assumiu a presidência do clubem em 2009. Desde então, o clube passou a receber grandes patrocinadores que ajudaram na economia do clube. Com isso o clube venceu o campeonato venezuelano de 2012-13, 2013-14, 2015, 2016 e 2018, tornando-se uma das maiores equipes do país.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi. Os outros venezuelanos da coleção são o La Guaira, o Caracas e o Trujillanos.

Comentários