Esse é o Futbolniy Klub Dinamo Moskva, mais conhecido por aqui como Dínamo de Moscou, um dos clubes de futebol mais famosos da Rússia e foi um dos maiores da época da antiga União Soviética.
O clube foi fundado em 1923 devido a esforços do Departamento Político do Estado. Até hoje o clube estabeleceu-se como um dos mais fortes símbolos da capital russa. Possui um estádio chamado Dynamo Stadium localizado na capital russa e tem capacidade para 36 mil espectadores.
Tem como ancestral um clube chamado Orekhovo, de trabalhadores da indústria têxtil mas, no período socialista, foi o primeiro clube da sociedade esportiva All-Union Dynamo e se tornou o clube dos que trabalhavam no Ministério do Interior, que englobava as polícias do país.
A sociedade esportiva All Union Dynamo era um departamento de esportes mantido pela KGB, o orgão de segurança do estado soviético. Uma das principais sociedades esportivas da URSS, a All-Union Dynamo abrigava outros esportes além do futebol, sendo patrocinada pelo Ministério Soviético de Assuntos Internos. Existe uma lenda que diz que os clubes do grupo All-Union Dynamo eram controlados pela KGB, mas não era bem assim. É fato que, durante o período soviético, os jogadores de todos os clubes da All-Union Dynamo da URSS eram oficialmente militares com uniforme soviético, ganhando posição, salário e pensão quando jogavam no time, bancados pelo ministério.
Cada república soviética tinha seu Dínamo e três deles se tornaram muito famosos, o de Moscou, o de Kiev, da Ucrânia, e o de Tiblíssi, da Geórgia. Foi um dos clube que venceu mais campeonatos nacionais na era soviética: 11 títulos, atrás apenas do Spartak, com 12 e do Dínamo de Kiev, com 13. Após seu último título em 1976, e com o fim da o fim da URSS entrou em decadência, não venceu mais nenhum campeonato nacional.
Até 2005 o Dínamo tinha sido o único clube da Rússia que logrou atingir uma final de uma competição europeia (final da Recopa Europeia), em 1972, contra o Glasgow Rangers da Escócia, sendo derrotado por 3 a 2). Em 2005, o CSKA de Moscou conseguiu o título da Copa da UEFA vencendo o Sporting Clube de Portugal em Lisboa e, em 2008, o Zenit São Petersburgo conquistou também a Copa da UEFA sobre o mesmo Glasgow Rangers.
O Dínamo nunca havia sido rebaixado na Rússia, porém, na temporada 2015/16, o time fez uma péssima campanha no Campeonato Russo e foi rebaixado com o 15° lugar, o penúltimo da competição. Além de ser rebaixado, ainda viu o rival CSKA Moscou ser campeão russo. No fim de maio de 2017, um ano depois do descenso, o clube foi vice-campeão da segunda divisão, marcando seu retorno para a principal divisão russa em 2017/18, onde está até hoje.
Seus principais títulos são a Copa da Rússia de 1994/95, 11 campeonatos soviéticos e 6 Copas da URSS. Também venceu o Troféu Triangular de Caracas de 1969, será que vale um mundial?
Comentários
Postar um comentário