DINAMO TBILISI, DA GEÓRGIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o FC Dínamo Tbilisi, um dos principais clubes de futebol da Geórgia, com sede na cidade de Tbilisi. Ao lado do ucraniano Dínamo de Kiev, foi o único clube soviético a ter ganho um campeonato europeu e um dos únicos clubes não-russos a vencer um campeonato soviético.

O Dínamo Tbilisi foi fundado em 1925, mesma época em que o esporte se tornava um dos mais populares do mundo. No começo, sem uma Liga dentro do território que hoje se conhece por Geórgia, os times apenas disputavam amistosos entre si. Com o sucesso do clube na metade dos anos 1930, a Federação de Futebol da URSS decidiu colocar o Tbilisi na First League, a segunda divisão da URSSs. Vitórias contra o Dínamo Moscou e o Dínamo Leningrad credenciaram o time a disputar a elite. Já em 1936, a equipe acabou sendo vice da Copa Soviética após perder para o Lokomotiv Moscou por 2 a 0.

Fez parta da sociedade esportiva All Union Dínamo, um departamento de esportes mantido pela KGB, o órgão de segurança do estado soviético. Uma das principais sociedades esportivas da URSS. a All-Union Dynamo abrigava outros esportes além do futebol, sendo patrocinada pelo Ministério Soviético de Assuntos Internos. Existe uma lenda que diz que os clubes do grupo All-Union Dynamo eram controlados pela KGB, mas não era bem assim. É fato que, durante o período soviético, os jogadores de todos os clubes da All-Union Dínamo da URSS eram oficialmente militares com uniforme soviético, ganhando posição, salário e pensão quando jogavam no time, bancados pelo ministério.

Dois de seus jogadores (únicos georgianos a disputarem Copas do Mundo pela URSS) se tornaram capitães da Seleção Soviética: Murtaz Khurtsilava (que jogou as Copas do Mundo de 1966 e 1970) e Aleksandre Chivadze (dos mundiais de 1982 e 1986). Em 1980, liderado por Davit Kipiani, deu trabalho ao Flamengo na semifinal do Troféu Ramón de Carranza.

Ao lado do ucraniano Dínamo de Kiev, foi o único clube soviético a ter ganho um campeonato europeu - ambos conquistaram a Taça das Taças, o segundo torneio europeu em importância até a sua última edição. O Dínamo Tbilisi a venceu em 1981, título que possibilitou que 4 jogadores georgianos disputassem a Copa do Mundo do ano seguinte: além de Chivadze, Tengiz Sulakvelidze, Vitali Daraseliya e Ramaz Shengeliya. Durante os jogos do Dinamo Tbilisi, não era difícil ver manifestações nacionalistas georgianas, quando o país fazia parte da URSS, especialmente na década de 1980.

Desde a independência da Geórgia, conquistou 19 edições da Umaglesi Liga e participou três vezes da fase de grupos da Copa dos Campeões da UEFA. Em 1980-81 o clube chegou até as Quartas de Final, o primeiro e único clube da região de Cáucaso a chegar, não só na fase de grupos, mas no mata-mata da Copa dos Campeões da UEFA, sendo eliminado pelo Liverpool pelo placar agregado de 2-0

Seus principais títulos são a Recopa da UEFA de 1980/81, 19 títulos da Geórgia Umaglesi Liga (Campeonato Georgiano), 11 títulos da Geórgia Copa Davi Kipiani (Copa da Geórgia), 6 Geórgia Super Copa da Geórgia, 2 campeonatos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e duas Copas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm e arte semelhante a um antigo modelo.

Comentários