Esse é o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Revelou vários futebolistas de renome internacional ao longo de sua história, como Arthur, Everton, Emerson, Lucas Leiva, Douglas Costa, Renato Portaluppi, Ânderson Polga, Ronaldinho Gaúcho e outros.
Fundado em 1903 por Candido Dias da Silva, um comerciante sorocabano, junto a mais 32 cavalheiros reunidos no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro (atual Rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre. De início, as camisetas dos jogadores eram havana e azul listradas horizontalmente com uma faixa branca na cintura, calções e meias pretas. À época, também definiram-se outros acessórios já obsoletos, como gravatas (na cor branca) e boné. Na época da fundação o clube era fortemente identificado com a colônia alemã da cidade.
O primeiro jogo do recém fundado clube ocorreu em 6 de março de 1904, contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia que o Grêmio. Em uma jornada dupla (dois jogos na mesma tarde), o Grêmio garantiu as suas duas primeiras vitórias, vencendo ambas por 1 a 0. Em 20 de julho de 1904, o uniforme foi mudado para um modelo metade azul metade preto.
Em 1904, a direção resolveu construir um estádio próprio, que até então jogava e treinava em terrenos espalhados pela cidade. O local escolhido ficava no bairro Moinhos de Vento, próximo do Prado da Independência e do clube Tiro Alemão (onde atualmente localiza-se o clube Caixeiros Viajantes). Tradicionalmente, era um local frequentado por famílias ricas da Capital. Com um empréstimo junto ao Brasilianische Bank Für Deutschland, o clube comprou a propriedade por dez contos de réis. O jogo de inauguração ocorreu em agosto de 1904 entre duas formações do próprio clube.
A primeira competição disputada foi a Taça Wanderpreiss, com a primeira edição em 6 de março de 1904, vencido pelo Grêmio contra o Fussball Club Porto Alegre. Posteriormente, foi realizado o Campeonato Citadino de Porto Alegre, o qual o Tricolor venceu ininterruptamente de 1911 a 1915. Na década seguinte, a hegemonia do clube continuou. O pentacampeonato metropolitano (1919-1923) e o título de três Campeonatos Gaúchos (1921, 1922 e 1926), competição esta criada em 1920.
Atualmente o Grêmio já foi campeão da Copa Libertadores da América em três ocasiões (o que o torna o clube brasileiro com mais conquistas nesta competição, ao lado de Palmeiras, São Paulo e Santos) e vice em duas outras oportunidades. Foi o primeiro clube fora da região sudeste a conquistar títulos de dimensão continental e mundial, quando foi campeão da América e do Mundo em 1983. Também é bicampeão da Recopa Sul-Americana. Conquistou ainda dois Campeonatos Brasileiros da Série A, um Campeonato Brasileiro da Série B, cinco Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil, além de uma Copa Sul e um Campeonato Sul-Brasileiro. No âmbito estadual, já foi campeão do Campeonato Gaúcho por quarenta vezes.
Recentemente voltou à Série A do Brasileirão, trazendo junto clubes tradicionais como Cruzeiro, Vasco e Bahia.
A nova versão foi montada com arte própria sob lentes de 45 mm especialmente para a Copa União da Liga Pirata. Como vamos confeccionar ao menos 16 times para o torneio, alguns terão detalhes alternativos para se diferenciar dos outros, mas este não é o caso aqui.
Outros times da Copa União 87 - Liga Pirata já mostrados por aqui:
Comentários
Postar um comentário