RAPID WIEN, DA ÁUSTRIA, DE ROUPA NOVA


Esse é o Sportklub Rapid Wien, um clube de futebol da Áustria, sediado em Viena. É o clube mais vitorioso de seu país e um dos mais populares. O seu maior rival é o FK Austria Wien, com quem faz o clássico conhecido como Dérbi de Viena. Sempre jogou na primeira divisão desde a primeira temporada do Campeonato Austríaco em 1911/12.

O Sportklub Rapid foi fundado em 1897 como 1. Wiener Arbeiter Fußballklub (Primeiro Clube de Sports de Trabalhadores de Viena), assumindo o nome de Sportklub Rapid em 1899, seguindo o exemplo do Rapide Berlin. Wien ou Viena são comumente adicionados quando se referem ao clube, mas não fazem parte do nome oficial. Em 1904, as cores do time foram alteradas para verde e branco. O clube venceu o primeiro campeonato nacional da Áustria em 1911/12 e repetiu o título na temporada seguinte.

O Rapid tornou-se uma força dominante durante os anos entre as guerras mundiais, uma época em que a Áustria era uma das principais nações do futebol no continente. Ganhou seu primeiro hat-trick de títulos de 1919 a 1921. Após a anexação da Áustria à Alemanha em 1938, o Rapid ingressou no sistema de futebol alemão, jogando na primeira divisão regional Gauliga Ostmark junto com clubes como Wacker Wien e Admira Vienna. O Rapid seria o de maior sucesso desses clubes. Eles venceram o Tschammerpokal, antecessor do atual DFB-Pokal, em 1938 com uma vitória por 3-1 sobre o FSV Frankfurt, e em seguida com um Campeonato Alemão em 1941 ao derrotar o Schalke 04, o clube alemão mais dominante da época. A equipe foi capaz de superar uma vantagem de 3-0 do Schalke para vencer a partida por 4-3.

Quase desde o início do clube, os torcedores do Rapid anunciam os últimos 15 minutos da partida por meio do tradicional "Rapid-Viertelstunde" - palmas rítmicas em casa ou fora, independentemente do placar. A primeira menção à prática remonta a 1913, e em 21 de abril de 1918 um jornal escreveu sobre os torcedores aplaudindo no início do "Rapid-Viertelstunde". Ao longo das décadas, foram muitos os casos em que a equipe conseguiu virar um jogo ao não desistir e, com o apoio dos seus adeptos, lutar pela vitória pouco antes do apito final.

O clube conquistou 32 títulos do campeonato austríaco, o último na temporada 2007/08a, tornando-se o recordista nesse quesito. É claro que a compra do antigo SV Salzburg pela gigante Red Bull não ajudou em nada, já que desde essa compra o clube da Red Bull venceu 14 campeonatos austríacos, tendo perdido apenas 3 títulos desde então. O Rapid também foi capaz de comemorar grandes sucessos internacionais ao vencer a Mitropa Cup em 1930 e 1951 e ao chegar à final da European Cup Winners 'Cup em 1985 e 1996. As três estrelas sob o seu escudo se referem as 32 títulos austríacos, pois uma estrela é concedida a cada dez títulos do Campeonato Austríaco.

Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm.

Comentários