TORPEDO, DA RÚSSIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o FC Torpedo Moscou, um clube de futebol russo, da cidade de Moscou. A equipe participa da Primeira Divisão Russa, na prática a segunda divisão do Campeonato Russo.

Fundado em 1924, sempre teve sua história ligada à indústria automobilística, mais especificamente, desde 1936, à histórica fábrica de automóveis ZIL, que fabricava a maioria dos tratores e limusines usados na URSS.

Antes disso, o time disputava o campeonato municipal de Moscou, e em 1936 ingressou na série B, de onde saiu em 1938 para a primeira divisão, onde ficou por várias décadas.

Como a maioria dos times soviéticos, o Torpedo também era ligado a uma associação esportiva vinculada a um sindicato, o Trudovye Rezervy, algo como Reserva de Trabalho, que reunia trabalhadores e estudantes das escolas técnicas do país. Devido suas ligações, o Torpedo teve vários nomes ao longo dos anos. Começou apenas como Torpedo, depois mudou para Proletarskaya kuznitsa (Forja Proletária), AMO e ZIS (por causa da indústria automobilística) e Torpedo-Luzhniki, para então voltar, desde 1998, ao nome original.

As décadas de 1950 e 1960 foram os anos mais vitoriosos da história do Torpedo Moscou. Liderados por Eduard Streltsov – que deu nome ao estádio do Torpedo –, chamado à época de "Pelé russo", o time venceu dois Campeonato Soviéticos e três Copas da URSS.

Em termos europeus, as maiores conquistas do Torpedo não vão além de aparições em quartas-de-final da Taça Uefa e da Recopa Européia.

Mesmo sem ter o status de seus maiores rivais – Dínamo, Spartak e CSKA –, o Torpedo carrega consigo muita história e uma torcida apaixonada, que costuma encher o Estádio Lujniki, sede do clube desde o início da década de 1990, quando foi comprado pela empresa Luzhniki junto a ZiL.

Com o fim da União Soviética, o Torpedo voltou a conquistar um título logo no início da reformulação do futebol russo – a Copa da Rússia de 1993. Depois disso, pela Premier Liga, o máximo que a equipe alcançou foi um terceiro lugar em 2000. Diferentemente dos outros grandes clubes do país, o Torpedo não foi alvo de nenhum grande patrocinador ou algum novo bilionário russo, herdeiro das privatizações do país após 1991.

Com uma equipe financeiramente mais fraca que seus rivais direto, o Torpedo naufragou nos últimos anos, culminando com sua exclusão da Primeira Divisão russa, em 2009, quando a Professional Football League (órgão que administra a Primeira e Segunda Divisões da Rússia) decidiu tirar o Torpedo das duas divisões de uma só vez. Representantes da ZiL, empresa que adquiriu a propriedade do clube, recorreram da decisão, mas no prazo-limite de inscrições, o Torpedo não conseguiu ser readmitido na Segunda Divisão, e acabaria perdendo o estatuto de profissional com a queda para a LFA (Liga de Futebol Amador da Rússia).

No mesmo ano, o Torpedo venceu o campeonato da LFA, uma liga regional que abrange a região de Moscou, e ascendeu à terceira divisão. O dia 30 de outubro de 2010 marcou um novo divisor de águas na história dos alvinegros da capital, após a vitória sobre o FC Gubkin por 1 a 0. Com o triunfo, o Torpedo foi promovido para a segunda divisão russa.

Em 2017 o Torpedo foi comprado por um bilionário russo, dono da empresa de desenvolvimento imobiliário Ingrad e da empresa Rossium. O Estádio Eduard Streltsov, sede do Torpedo, também é propriedade do Rossium. Ainda em 2017 foi anunciada a reconstrução do estádio e as obras começaram em 2021.

Em julho de 2018, a transferência fracassada de Erving Botaka de volta ao Torpedo Moscou ganhou as manchetes em toda a Europa quando foi relatado que o clube cancelou seu contrato porque os ultras se recusaram a permitir que um jogador de futebol negro jogasse pelo clube. Mais tarde, o Torpedo negou isso por meio de uma declaração oficial, mas os ultras do Torpedo foram inflexíveis em sua própria declaração. No final da temporada 2018-19, eles foram promovidos de volta à FNL, de segunda divisão. 

Na temporada  2021/22 o Torpedo alcançou sua mais recente glória, venceu a Liga Nacional de Futebol Russo e finalmente conseguiu o retorno à Premier League pela primeira vez em 16 anos. Infelizmente, o clube ficou em último na temporada 2022/23 e foi novamente rebaixado, mostrando que ainda não estavam no mesmo nível da elite do futebol russo.

Seus principais títulos são os 3 Campeonatos Soviéticos de 1960, 1965 e 1976, as 6 Copas da União Soviética em 1949, 1952, 1960, 1968, 1972 e 1986, a Copa da Rússia de 1993 e a chamada Primeira Divisão Russa de 2021/22 - que na prática é a segunda divisão.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários