Esse é o Bayer 04 Leverkusen Fussball GmbH, da cidade de Leverkusen, Alemanha. Depois de bater na trave algumas vezes final da década de 1990 e início dos anos 2000, os Aspirinas finalmente alcançaram o sonhado título da Bundesliga nesta temporada de 2023/24.
Tudo começou no final de 1903, quando Wilhelm Hauschild escreveu uma carta assinada por 170 de seus colegas de trabalho para seu empregador, a Friedrich Bayer and Co., buscando o apoio da empresa na criação de um clube esportivo. A empresa concordou em apoiar a iniciativa e, em 1904, foi fundada o Turn und Spielverein Bayer 04 Leverkusen, cujos membros também participam de atletismo, ginástica, basquete e outros esportes.
Em 1928, o departamento de futebol foi separado do clube esportivo como uma entidade formalmente chamada Sportvereinigung Bayer 04 Leverkusen. Durante este período, e nos anos 1930, o SV Bayer 04 Leverkusen jogou na terceira e quarta divisão da Alemanha. Em 1936, eles ganharam a promoção para a segunda maior divisão do período. Fizeram sua primeira aparição em um jogo da primeira divisão em 1951, jogando na Oberliga West, onde ficaram até 1956, quando foram rebaixados.
O SV Bayer 04 Leverkusen não regressaria às ligas superiores até 1962, apenas uma temporada antes da formação da nova liga profissional alemã, a Bundesliga. No ano seguinte, eles participaram da Regionalliga West, uma liga de segundo nível, onde suas atuações nas próximas temporadas os deixaram bem abaixo das chances de promoção.
Em 1968 o clube venceu a primeira fase da segunda divisão alemã, mas não conseguiu avançar nos playoffs para conseguir a vaga na primeira divisão. O clube foi rebaixado novamente em 1973, mas fez um rápido retorno ao que agora era chamado de 2. Bundesliga depois de apenas uma temporada passada na terceira divisão. Quatro anos depois, o clube garantiu um lugar na Bundesliga na temporada 1979-80.
Em meados da década de 1980, o Bayer Leverkusen começou a terminar os campeonatos na metade superior da tabela e se estabeleceu no final da década. Foi durante este tempo, em 1984, que as duas metades do clube que se separaram mais de meio século antes foram reunidas sob o nome de TSV Bayer 04 Leverkusen e.V.
O clube ganhou seu primeiro título em uma dramática vitória na final da Copa da UEFA de 1987–88. Perdeu de 3x0 para Espanyol no primeiro jogo da final, ganhaou a segunda partida pelo mesmo placar, e venceu o título nos pênaltis. No mesmo ano, o executivo de longa data do Bayer Leverkusen, Reiner Calmund, tornou-se o gerente geral do clube. Este é considerado um dos movimentos mais importantes na história do clube, com Calmund inaugurando uma década e meia dos maiores sucessos do clube através de aquisições perspicazes.
Após a reunificação alemã em 1990, o Bayer foi rápido em contratar as estrelas da Alemanha Oriental: Ulf Kirsten, Andreas Thom e Jens Melzig. Os três jogadores se tornariam favoritos imediatos dos torcedores e contribuiriam muito para o time. Calmund também estabeleceu contatos inovadores no futebol brasileiro, fazendo amizade com Juan Figer, um dos agentes de jogadores mais poderosos do mundo. Nos anos seguintes, estrelas emergentes como os brasileiros Jorginho e Paulo Sérgio, se juntaram ao time. O clube também contratou jogadores carismáticos, como Bernd Schuster e Rudi Völler, ajudando a garantir a popularidade e o crescente sucesso da equipe.
Em 1993 o Leverkusen conquistou sua primeira DFB-Pokal, a Copa da Alemanha, com uma vitória por 1-0 sobre o Hertha Berlin em pleno estádio olímpico de Berlin.
Depois de um desastre em 1996, quando o clube lutou contra o rebaixamento, o Bayer Leverkusen estabeleceu-se como um poderoso time. A equipe conquistou uma série de quatro vice-campeonatos entre 1997 e 2002. Os resultados de 2000 e 2002 foram de partir o coração dos torcedores, já que em ambas as ocasiões o time tinha o título da Bundesliga nas mãos. Foi nessa época que o clube foi apelidado de Neverkusen pelos torcedores rivais. Em 2000, o Bayer Leverkusen precisava apenas de um empate contra o SpVgg Unterhaching para conquistar o título, mas um gol contra de Michael Ballack ajudou a equipe a ser derrotada por 2-0.
Na temporada 2001/2002 o clube montou um time muito forte com jogadores como Ballack, Zé Roberto, Lúcio, Placente, Ramelow, Basturk, Neuville e outros. Ainda assim, a temporada de 2002 foi apelidada de "Treble Horror", pois além de perder uma vantagem de 5 pontos nas últimas três partidas da Bundesliga, o Bayer Leverkusen também foi derrotado por 4-2 na final da DFB-Pokal pelo Schalke 04 e perdeu a final da Liga dos Campeões da UEFA por 2-1 para o Real Madrid de Zidane, Figo, Roberto Carlos e companhia - essa foi a final daquele golaço do Zidane, um "sem-pulo" da entrada da grande área. Se você não sabe do que estou falando, fico triste por você.
Tudo isso reforçou o apelido "Neverkusen". O clube foi o primeiro time a chegar à final da Liga dos Campeões sem nunca ter vencido um campeonato nacional. Até então tinha vencido a DFB-Pokal (Copa da Alemanha) de 1992/93 e a Copa da UEFA da temporada 1987/88.
Para acabar de vez com as piadas sobre o Neverkusen, os Aspirinas venceram sua primeira Bundesliga de maneira invicta e com cinco rodadas de antecedência, acabando com a hegemonia do Bayern München, campeão das 11 últimas edições. Além disso, o clube venceu a Copa da Alemanha e chegou até a final da Europa League, quando perdeu a invencibilidade para a Atalanta, da Itália.
Xabi Alonso foi a principal figura desta conquista, ao assumir o time na temporada 2022/23 na vice-lanterna da Bundesliga e construiu uma equipe impecável desde então. Sem grandes estrelas do futebol mundial, os destaques na campanha foram Alejandro Grimaldo, Jeremie Frimpong, Victor Boniface, Granit Xhaka e Florian Wirtz. Neverkusen nevermore!!
O novo modelo foi feito com arte própria sob lentes de 45mm. Clique aqui para ver nossas outras versões.
Comentários
Postar um comentário