COLÓN, DA ARGENTINA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO


Esse é o Club Atlético Colón, um clube de futebol da cidade de Santa Fe, capital da Província de Santa Fe. Seu maior rival é Club Atlético Unión também de Santa Fé. Os dois clubes fazem o Clássico Santafesino. Também possui rivalidades com o Newell's Old Boys e com o Rosário Central, ambos clubes de Rosário, cidade da mesma província e uma das maiores da Argentina.

O clube foi fundado por um grupo de amigos com idades entre os 8 e os 14 anos, que se reuniam para jogar futebo. Nenhum deles conhecia o conceito de "instituição" (do ponto de vista jurídico) e por isso não existe ato fundador; mas tiveram, como toda criança, o conceito de clube nascido de um sonho, de uma utopia, de um ideal e de uma lenda.

Diz-se que enquanto se discutia o nome que dariam ao novo clube notaram a falta de um dos amigos, que estava estudando história: "A descoberta da América por Cristóvão Colombo" (na Argentina se Cristóvão Colombo é chamado de Cristóbal Colón). Com isso, tiveram a ideia de chamar o clube de Clube de Futebol Colón - e assim surgiu o nome de uma entidade do futebol que mais tarde se tornaria muito popular na cidade.

Na década de 1960, o clube conquistou importantes vitórias em vários amistosos disputados no seu estádio, contra diversas equipes gigantes do futebol sul-americano, como o Peñarol, o Santos, de Pelé, Millonarios de Bogotá, Boca Juniors e a Seleção Argentina de Futebol e por isso seu estádio passou a ser conhecido como o Cemitério dos Elefantes. É o único time Argentino quem já derrotou o São Paulo Futebol Clube dentro do estádio do Morumbi.

Apesar de jogar na primeira divisão argentina desde 1966, o clube nunca chegou a ser campeão na elite do futebol argentino. Seu principal título no futebol profissional é justamente a conquista da Primera B Nacional de 1965, equivalente a segunda divisão argentina.

Arte baseada nos antigos Brianezi sobre lentes de 45mm.

Comentários