Esse é o Goiás Esporte Clube, uma agremiação esportiva brasileira, sediada na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. Possui a maior torcida da capital goiana e da região Centro-Oeste.
Foi fundado em 1943 pelos irmãos Carlos e Lino Barsi. Para jogar a primeira partida de sua história, contra o Atlético Goianiense, o time utilizou camisas verdes com listas horizontais brancas doadas pelo América Mineiro. O primeiro brasão do clube foi bordado e feito a mão pela esposa de Lino Barsi.
Por mais de 20 anos, o clube permaneceu pequeno. Sem dinheiro e ainda tímido próximo aos grandes do estado, durante as décadas de 1950 e 1960, o Goiás foi chamado jocosamente pelos rivais de "Clube dos 33" – brincadeira de que seria esse o número de torcedores que o clube tinha. Além da fama de impopular, o time também era considerado perdedor: foram anos, em que o único brilho vinha do atacante Tão Segurado, que vestiu a camisa esmeraldina entre 1954 e 1961 e foi o primeiro jogador do time a ser artilheiro do Campeonato Goiano, em 1956.
Disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 1967, a nona edição da então Taça Brasil. Atualmente é o único clube goiano a ter participado da Copa Libertadores da América e a ter chegado a uma final de Copa Sul-Americana e de Copa do Brasil. Além disso, é o maior campeão do Campeonato Goiano, com 28 títulos. Desde o ano de 2000 foram 11 conquistas de campeão estadual, 3 de campeão regional e 1 de campeão nacional.
Também conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B em 1999 e 2012, e 3 edições da Copa Centro-Oeste, em 2000, 2001 e 2002, tendo alcançado a terceira colocação no Campeonato Brasileiro Série A de 2005 na sua campanha mais destacada.
A nova versão foi montada com arte própria sob lentes de 45 mm especialmente para a Copa União da Liga Pirata. Como vamos confeccionar ao menos 16 times para o torneio, alguns terão detalhes alternativos para se diferenciar dos outros, como neste caso, com o time preponderantemente branco.
Comentários
Postar um comentário