Esse é o Operário Ferroviário Esporte Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Apesar de nunca ter disputado a primeira divisão do campeonato brasileiro, o Fantasma faz parte da seleta lista de clubes brasileiros que nunca foram rebaixados por nenhuma das divisões nacionais do Brasileirão.
O clube surgiu de um grupo de operários ferroviários que trabalhavam nos escritórios e oficinas da Rede Viação Paraná - Santa Catarina, em Vila Oficinas Oficialmente foi fundado no dia 1º de maio de 1912, sendo o segundo clube mais antigo do estado em atividade.
O nome escolhido pelos fundadores foi Foot-ball Club Operário Ponta-grossense, mudando para Operário Foot-ball Club no ano seguinte. Na segunda metade da década de 1920 houve uma nova alteração no nome, agora para Operário Sport Club e em 1933, após a incorporação do clube social dos ferroviários chegou-se ao nome definitivo: Operário Ferroviário Esporte Clube.
Suas cores são uma homenagem às raças branca e negra, na busca de harmonia entre todos e causou imediata simpatia pelo clube quando da fundação, lembrando que em 1912, apenas 24 anos após a promulgação da Lei Áurea, pouquíssimos times no país aceitavam jogadores negros em suas formações.
Seu mascote e símbolo é o Fantasma. Esse apelido, Fantasma da Vila, foi dado pelo meio esportivo de Curitiba logo nos primeiros anos de jogos do Operário contra os times da capital do estado, retornando sempre nos ressurgimentos do Alvinegro, pois observava-se que os visitantes ficavam assustados com a garra do time de Ponta Grossa e geralmente perdiam as partidas em Vila Oficinas, tanto que na sua primeira temporada de atividades regulares contra outras equipes, em 1914, o Operário Ferroviário passou o ano todo invicto. Estava formada a lenda do Fantasma.
Seus principais títulos são os de Campeão Paranaense em 2015, Campeão do Brasileirão Série D de 2017 e Campeão Brasileiro da Série C em 2018. Desde então disputa o Campeonato Brasileiro Série B.
Nossa versão foi feita no estilo dos antigos Brianezi em lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário