Esse é o Austria Viena, um clube austríaco, localizado em Viena. Embora por vezes seja referido na mídia lusófona como "Áustria Viena", o nome Austria não deve ser acentuado - pois trata-se da versão em latim a que o clube usa em referência ao país que na língua natal, o alemão, se denomina Österreich (Reino do Leste).
Fundado em 1910 como "Wiener Amateur Sportvereinigung" (algo como Clube Esportivo Amador de Viena) por dissidentes do "Vienna Cricket and Football Club". O novo clube solicitou o seu ingresso na Federação Austríaca de Futebol em 16 de novembro de 1910, porém seu registro só foi efetuado em 15 de março de 1911, data oficial da fundação. O registro foi realizado a tempo para o novo clube estrear na primeira edição da Liga de Futebol da Áustria, isso na temporada 1911-12, e em 18 de novembro de 1926 adotou o nome atual.
Em contraposição ao seu grande rival, o Rapid Wien, fundado em 1899, de origens operárias, o Austria tem as suas origens ligadas a alta burguesia vienense, com o clássico entre os dois sendo o segundo clássico citadino que mais vezes ocorreu na Europa, envolvendo os dois únicos clubes austríacos que jamais foram rebaixados, o Dérbi de Viena.
Assim como no Brasil, o futebol foi introduzido na Áustria pela classe média alta que mantinha vínculos com a cultura britânica, sendo posteriormente assimilado pelas classes operárias. Nesse contexto, nos anos 1920 e 1930 a cultura do futebol era difundida nos cafés, com os dois maiores clubes de Viena tendo cafés específicos para encontro de seus simpatizantes, e o Ring Café, como ponto de encontro de todos os simpatizantes do futebol local, sendo nesse ambiente que o futebol austríaco eclodiu e começou a se destacar para o resto do mundo naquela época, com o Austria tendo conseguido as suas duas conquistas da Mitropa Cup, competição disputada por países da Europa Central e precursora da UEFA Champions League, com essa efervescente empolgação esportiva, durante os anos 1930.
O clube foi exemplo de resistência contra a anexação da Áustria pela Alemanha durante a Segunda Grande Guerra Mundial, notadamente quando seu craque, Matthias Sindelar, considerado por muitos o melhor jogador austríaco de todos os tempos, se negou a jogar pela Alemanha.
O Austria representou o seu país nas Copas Rio de 1951 e de 1952 (aquelas), competições internacionais de clubes disputadas no Brasil, sendo semifinalista nas duas edições. Isso porque na época a Áustria era um dos países mais fortes no futebol mundial.
Entre 1960 e 1993 conquistou 16 campeonatos austríacos, após o que seu rendimento caiu, vindo a conquistar apenas 3 títulos nacionais depois disso. É claro que a compra do antigo SV Salzburg pela gigante Red Bull não ajudou em nada, já que desde a compra o clube venceu 14 campeonatos austríacos, tendo perdido apenas 3 títulos desde então.
Na Liga dos Campeões da UEFA de 2013–14 fez sua primeira participação nas fases de grupos, mas foi semifinalista no antigo formato da competição em 1978/79. Tem como principal participação em competições da UEFA, o vice campeonato da Taça dos Clubes Vencedores de Taças em 1977-78, tendo sido semifinalista da Copa da UEFA em 1983-84.
Atualmente o clube tem 24 títulos de campeão austríaco, o último em 2012/13 (peitando o Red Bull Salzburg); 27 Copas da Áustria, a última em 2009 e 6 Supercopas da Áustria, a última em 2004.
Nossa versão foi montada em lentes de45mm com arte própria.
Comentários
Postar um comentário