Esse é o Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund, um clube desportivo sediado em Dortmund, Alemanha. Tem uma longa rivalidade com o vizinho do Ruhr, o Schalke 04, com quem disputa o clássico conhecido como Revierderby.
O clube foi fundado em 1909 por um grupo de jovens infelizes com o clube Trinity Youth, que era patrocinado pela Igreja Católica, onde sentiam que já não eram vistos com bons olhos pelos religiosos locais.
O nome Borussia vem do latim e significa Prússia, mas foi tirado da Cerveja Borussia que esses jovens bebiam na época. De início a equipe jogava com camisas listradas azul e branco com uma faixa vermelha e shorts pretos. Em 1913, eles vestiram as listras pretas e amarelas tão familiares hoje.
Como qualquer outra organização na Alemanha, o Borussia foi dissolvido pelas autoridades de ocupação dos Aliados após a segunda guerra, numa tentativa de distanciar as instituições do país de seu passado recente nazista. Houve uma curta tentativa de fundir o clube com dois outros - Werksportgemeinschaft Hoesch e Freier Sportverein 98 - como Sportgemeinschaft Borussia von 1898, mas foi com o nome de Ballspiel-Verein Borussia (BVB) que eles fizeram sua primeira aparição na final da liga nacional em 1949.
Atualmente o Borussia Dortmund venceu oito campeonatos alemães, sete DFB-Pokals, seis DFL-Supercups, uma Liga dos Campeões, uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças e uma Copa Intercontinental. A conquista da Taça dos Clubes Vencedores de Taças em 1966 fez deles o primeiro clube alemão a conquistar um título europeu. O departamento de futebol faz parte de um grande clube esportivo com mais de 145.000 membros, o que faz do BVB o segundo maior clube esportivo da Alemanha em número de sócios.
O clube chegou à final da UEFA Champions League de 2023/24, em uma campanha surpreendente. Na final, a partida de despedida do ídolo Marco Reus, o clube foi derrotado pelo Real Madrid, ficando com o vice-campeonato outra vez.
Nossa nova versão foi montada em lentes de 45mm e artes semelhante aos antigos Brianezi da quarta fase de produção.
Comentários
Postar um comentário