ENERGIE COTTBUS, DA ALEMANHA

Esse é o FC Energie Cottbus, uma agremiação esportiva da cidade de Cottbus, Alemanha. Em uma cidade com sérias deficiências econômicas o clube é um dos orgulhos locais. Já teve algumas passagens pela Bundesliga e atualmente disputa a Regionalliga Nordost, correspondente à quarta divisão alemã.

Fundado em 1966 na cidade de Cottbus, localizada na região de Lusácia, na antiga Alemanha Oriental. O futebol da região teve origem em 1919, com a fundação do Glückauf Margapor um grupo de mineiros, que ficou ativo até 1925, ano no qual os mineiros decidiram fundar um clube, o FSV Sturm Marga que, por sua vez, foi desativado pelos nazistas, em 1933. A sociedade foi refundada após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1949, com o nome de Franz Mehring Marga, mudando em 1950 para BSG Aktivist Brieske-Ost. Em 1954, o clube, depois de mudar o nome para SC Aktivist Brieske-Senftenberg, começou a jogar o Campeonato Alemão da Oberliga, a então máxima série do Campeonato da República Democrática Alemã - a antiga Alemanha Oriental, ficando sempre no meio da classificação. Em 1963 caiu para a 1. Liga, a Segunda Divisão. No ano seguinte o time foi absorvido pelo SC Cottbus, e em 1966, mudou o nome para BSG Energie Cottbus. Em 1990, logo após a reunificação das duas nações alemãs, o clube foi renomeado com o nome de FC Energie Cottbus, mudando de fato a denominação de "BSG" para "FC".

Após alguns anos na Segunda Divisão na antiga Alemanha Oriental, o Energie começou a revelar-se como um dos times de futebol da parte oriental que puderam competir com as associações mais fortes da antiga Alemanha Ocidental. Depois de cinco anos passados na Regionalliga, a equipe venceu o campeonato de 1996/97 sendo promovida para a Zweite Bundesliga - a segunda divisão alemã, no que viria a ser a melhor temporada da sua história. 

Nesta mesma temporada o Energie chegou à final da DFB Pokal, a Copa da Alemanha, deixando pelo caminho clubes como Stuttgarter Kickers, Wolfsburg, Duisburg, St. Pauli, Karlsruher. Na final, foram derrotados pelo Sttutgart, com dois gols do brasileiro Elber.

Em 2000, chegou a máxima série do futebol alemão, a Bundesliga, na qual permaneceu pelos três campeonatos seguintes. Um papel chave naqueles anos foi desenvolvido por Vasile Miriuta, um meio-campista húngaro que contribuiu de modo significativo para a promoção da elite.

Neste mesmo período, mais precisamente no dia 6 de abril de 2001 o Energie Cottbus se tornou o primeiro time da história da Bundesliga a colocar uma equipe com 11 jogadores estrangeiros em campo. Até mesmo os três atletas que entraram durante a partida nasceram em outros países. Isso ocorreu porque, situada a uma hora de carro de Berlim e a 20 quilômetros da fronteira com a Polônia, a cidade de Cottbus não era precisamente uma metrópole com seus 90 mil habitantes, onde antes da reunificação havia 130 mil habitantes. Muitos alemães não se interessavam por Cottbus por achar que a cidade estava longe de tudo. Já para os estrangeiros, isso não faz diferença, pois para muitos jogadores, eles não estariam no leste da Alemanha, mas sim no ocidente. Com base nisso, o Cottbus acabou arregimentando talentos de países como Bósnia, Croácia, Romênia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Benin, Marrocos e Brasil, é claro.

O clube não permaneceu por muito tempo na Bundesliga e foi rebaixado. Conseguiu novamente seu lugar na Bundesliga ao fim da temporada 2005-2006. Na temporada de 2008/09 evitou o rebaixamento direto, mas acabou caindo depois de ter perdido as partidas de ida e volta da repescagem contra o Nuremberg.

Desde então o clube permanece nas divisões inferiores do campeonato alemão, e atualmente joga na Regionalliga Nordost, uma liga regional equivalente à quarta divisão alemã, o último nível do futebol profissional do país.

Suas principais campanhas foram o vice-campeonato da DFB-Pokal (Copa da Alemanha) de 1996/97 e os três títulos da Regionalliga Nordost em 1996–1997; 2017–2018, 2022–2023.

Nossa versão foi montada em lentes de 45mm com arte própria.

Comentários