Esse é o Centro Atlético Fénix, um clube de futebol uruguaio com sede na cidade de Montevidéu. Disputa a primeira divisão do Campeonato Uruguaio e é o maior vencedor da segunda divisão do campeonato uruguaio, com 7 títulos.
No bairro de Capurro de Montevidéu, em 1909 surgiu o Guaraní, equipe que foi dissolvida em 1913. As cores escolhidas pelo Guaraní foram o violeta, para representar a eternidade, e o branco, para representar a pureza. Em 1916, um grupo de garotos da mesma vizinhança decidiu se reunir com o fim de formar um outro clube de futebol. O novo clube toma como nome Fénix (por aqui, Fênix) a ave mitológica que renasce das próprias cinzas, em referência à equipe anterior do mesmo bairro. Começou a disputar as primeiras partidas no bairro com sucesso singular, até que se resolveu inscrever-se na Liga Uruguaia, alcançando a Primeira Divisão em 1923, graças ao cisma do futebol Uruguaio.
A história do Fénix transcorreu em uma ascensão e descida permanente entre a Primeira e a Segunda Divisão, sendo desta forma a equipe que mais vezes conquistou o título da Segunda Divisão. Recorde compartilhado com o Sud América com um total de 7 títulos. Fénix conta também com o goleador histórico de Jorge Puglia e com a maior quantidade de acessos, o último na temporada 2008/09. A isto se deve uma frase nascida no Campeonato Uruguaio de 1958 criada pelo debutante Héctor Mancini e instalada na cultura popular do Uruguai que diz: "¡El Féni no baja!", grito de guerra das hinchas albivioletas.
Em 2000, ele ascendeu à primeira divisão depois de 15 anos. O melhor momento da história do clube foi em 2002, quando teve a melhor temporada de sua história finalizando em terceiro no Campeonato Uruguaio da primeira divisão, sendo a equipe com mais gols marcados no torneio (96) e logo em seguida conquistando a Liguilla de 2002, classificando-se para a Copa Libertadores da América pela primeira vez, fato que repetiu na temporada seguida.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm. É o sétimo clube uruguaio da coleção. Os outros são Cerro, Defensor, Liverpool, Montevideo Wanderers, Nacional e Peñarol.
Comentários
Postar um comentário