NACIONAL, DE SÃO PAULO, DE ROUPA NOVA OUTRA VEZ

Esse é o Nacional Atlético Clube, da cidade de São Paulo. O clube é um dos mais tradicionais de São Paulo, porém nunca conquistou títulos de expressão no futebol profissional e talvez por isso  tenha uma torcida muito pequena. Ainda assim, o Nacional está diretamente ligado à introdução do futebol no país.

Tudo começou quando Charles Miller, filho de um importante diretor da empresa São Paulo Railway,  ao voltar de sua viagem da Inglaterra, trouxe as primeiras bolas de futebol para o Brasil e com ela introduziu oficialmente o esporte na cidade de São Paulo. Assim foram montados dois times, um com ingleses funcionários da SPR e outros com os brasileiros funcionários da mesma empresa.

A SPR (São Paulo Railway Limited) era uma companhia inglesa que tinha a concessão para o uso e domínios do sistema ferroviário do Estado de São Paulo. Seus empregados foram aprendendo a praticar o futebol com os ingleses que gerenciavam a companhia. De início os operários da empresa não tinham muito espaço, mas os anos foram passando e o esporte foi ganhando popularidade na classe operária.

Inicialmente fundado em 1914 em Santos para disputar os campeonatos santistas, em 1919 o clube se inscreveu no campeonato paulista, mudou sua sede para São Paulo e foi fundado novamente, mantendo o mesmo nome de São Paulo Railway A.C.

Nessa época o futebol já era mais popular e o time assumiu o carácter de clube operário, do mesmo jeito que outros times paulistanos, como o Corinthians (fundado em 1910), o Palestra Itália (fundado em 1914) e o Juventus (fundado em 1924) .

Em 1943 o SPR venceu o Torneio Início, competição tradicional disputada em um único dia como abertura do Campeonato Paulista. O São Paulo Railway se sagrou campeão após vitórias contra o Santos, Corinthians e a Portuguesa, na data de 14 de março de 1943.

Em 1946, a concessão da ferrovia dada a SPR termina e a estrada é nacionalizada. O clube passa pelo mesmo processo. No seu primeiro jogo com nome e uniforme novos, o SPR disputou um amistoso com o Clube de Regatas do Flamengo, jogando o primeiro tempo com o nome de São Paulo Railway e o segundo como Nacional Atlético Clube. Com o Pacaembu lotado, o time acabou perdendo por 5-3.

Seus títulos recentes de maior expressão foram 3 campeonatos paulistas A3 (1994, 2000 e 2017).

A internet cria suas lendas todos os dias e uma delas é o tal "clássico Juve-Nal" - em uma suposta rivalidade com o Juventus da Mooca. Rivalidade praticamente nula, pois mesmo quando os dois clubes participavam da elite do futebol paulista, na primeira divisão estadual, nenhum deles chegou a realmente brigar pelos títulos com frequência. Além disso, infelizmente o Nacional não nutre grande simpatia e identificação dos moradores do bairro da Barra Funda, sendo que muitos dos seus vizinhos sequer sabem da existência do clube, bem diferente do Juventus da Mooca, que se identifica muito com os mooquenses e a comunidade italiana.

Nossa versão foi montada com arte própria sob lentes de 45mm. Clique aqui para ver outras versões.

Comentários